notícia

MakerSpace de Vila Real recebe visita de delegação da Embaixada dos Estados Unidos da América

Espaço «Learn by doing» visa a promoção e desenvolvimento de atividades e workshops assentes nas novas tecnologias da informação e comunicação.

29/10/2020

Uma delegação da Embaixada dos Estados Unidos da América, realizou hoje uma visita às instalações do IPDJ em Vila Real, para conhecer o MakerSpace.

A comitiva  liderada pela Embaixatriz Mary Glasse e contou ainda com a presença de Penny Rechkemmer , Public Affairs Officer, de Jim Kelly, Administrador da Fundação Luso-Americana entre outros representantes, foi recebida pelo Diretor Regional do Norte, Vitor Dias.

Estiveram também presentes no evento o Vereador da CM Vila Real - José Maria Magalhães, Paulo Ferraz do Conselho Administração da UTAD, Prof. Artur Cristóvão, Vice-Reitor para a Internacionalização da UTAD  e das Diretoras de Agrupamento de Escolas de S. Pedro, Diogo Cão, Morgado de Mateus e Camilo Castelo Branco.

O MakerSapce de Vila Real foi financiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América e irá contar com a colaboração da UTAD para a promoção e desenvolvimento de atividades e workshops assentes nas novas tecnologias da informação e comunicação.

Este espaço inovador é dotado de informação mais acessível, bem como de equipamentos e meios mais tecnológicos e inclusivos, que permitem a aproximação e a capacitação dos jovens e comunidade em geral, que desta forma terão oportunidade de criar, inovar e transformar as suas ideias, em projetos reais na área do empreendedorismo, reforçando a promoção da cultura da inovação e criatividade, dando especial relevância ao conceito «Learn by doing», que por si só, irá gerar impacto social e educativo, no território, através da valorização e envolvimento das Escolas, Universidades e Associações Juvenis, na difusão de conhecimento, em particular das novas tecnologias digitais de produção, com recurso a meios de prototipagem rápida, impressoras 3D, Scaner 3D, máquinas CNC, estampagem, bancadas eletrónicas, internet das coisas e robótica, entre outros equipamentos e recursos didáticos.

Este espaço conta também com o apoio da Fundação Altice, que se associou ao projeto, através da cedência de equipamentos e software inclusivos, associados às tecnologias orientadas para a acessibilidade e  que irão permitir a inclusão digital dos jovens, com necessidades especiais, que visitem ou pretendam usufruir deste espaço.

Contatos

Telefone

259 309 640

Email

mailvreal@ipdj.pt

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>