notícia

Centro de Medicina Desportiva do IPDJ publica testemunhos de atletas que ultrapassaram lesões, de forma positiva

«Lesionei-me. E depois?», uma publicação digital, pretende ser um recurso pedagógico na motivação de outros/as atletas em situações similares.

25/01/2023

Diversos/as autores/as sublinham a importância dos/atletas adotarem determinadas estratégias, sendo exemplos o diálogo interno positivo, o empenhamento no programa de recuperação, entre outras, para melhor enfrentarem as questões ocasionadas por uma lesão.

Os exemplos apresentados neste documento refletem, entre outras caraterísticas, resiliência, perseverança, motivação. «Lesionei-me. E depois?» reúne testemunhos de atletas que ultrapassaram uma lesão, de forma positiva, em termos psicológicos. O documento destina-se a inspirar atletas em situação atual de lesão, como mais um dos eventuais contributos possíveis, para os/as ajudar a melhor ultrapassar essa condição.

«Ouçam o vosso corpo», «Criar novas rotinas»,  «Tempo de reconstrução» «Respeitar o processo» ou «Celebrar as pequenas vitórias» constituem algumas das sugestões desses/dessas atletas, reunidas neste recurso psicopedagógico.

O Centro de Medicina Desportiva é uma unidade orgânica do IPDJ vocacionada para o apoio médico-desportivo aos/às atletas de Alto Rendimento, das Seleções Nacionais, Atletas Federados e à população desportiva em geral quando referenciada pelo seu médico assistente. Tem sede em Lisboa e conta ainda com uma unidade orgânica no Porto.

Os dois Centros desenvolvem um apoio médico de excelência aos/às atletas nacionais e praticantes de exercício físico que necessitem de acompanhamento, sendo que desempenham um importante papel no desenvolvimento dos métodos de avaliação, investigação e formação na área da Medicina Desportiva.   

O documento agora publicado está disponível em formato digital e pode ser consultado aqui.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>