notícia

Lançamento do Ano Europeu da Juventude em Portugal

Sob o lema «Ouvir e agir pela juventude», envolver as pessoas jovens e as suas organizações na construção deste projeto coletivo.

18/03/2022

No arranque do Ano Europeu da Juventude, o Comité Diretor que coordena as comemorações em Portugal, organiza a sessão de lançamento, no dia 21 de março, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, uma escola de referência das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), entre as 10h30 e as 11h30, com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Num processo de cocriação com e para jovens, a sessão será dinamizada pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) sob o lema «ouvir e agir pela juventude», envolvendo as juventudes e as suas organizações na construção deste projeto coletivo.

A sessão começará com uma abordagem às atividades já calendarizadas para o Ano Europeu da Juventude em Portugal, apresentadas pelo Coordenador Nacional do AEJ e vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Carlos Manuel Pereira; pelo presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Tiago Rego; e pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude, Rui Oliveira. Segue-se um momento de diálogo com jovens, com recurso a plataformas digitais e no qual a conversa irá recair nas prioridades da juventude para a Europa e o grande desafio da transição ambiental (alterações climáticas/ambientais).

No âmbito deste Ano Europeu, quer dar-se  início a um processo de reflexão participativa e participada acerca da construção do futuro da Europa, com quatro objetivos principais: destacar a forma como as transições ecológica e digital proporcionam oportunidades à juventude; ajudar as pessoas jovens a tornarem-se cidadãs ativas e empenhadas; promover oportunidades ao alcance das pessoas jovens; e integrar uma perspetiva de juventude nas políticas do País e da União Europeia.

As iniciativas no âmbito do Ano Europeu da Juventude pretendem criar momentos de sensibilização e reforço das causas e prioridades jovens destacando a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor, mais ecológico, inclusivo e digital.

O lançamento do Ano Europeu da Juventude pretende despertar a juventude portuguesa para estas comemorações, partilhando informação e auscultando os e as jovens sobre a futuro da Europa, por meio de uma ação nacional e mobilizadora. Do vasto leque de iniciativas que vão decorrer ao longo de 2022, algumas são especialmente dirigidas às escolas como a «Action Week» que decorre entre 18 e 25 de março e será uma ação nacional concertada e sinérgica, com vista à divulgação do AEJ junto da população jovem, que decorrerá em todos os distritos e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, de forma idêntica. Por meio de equipas constituídas por jovens voluntários/as e representantes dos membros do Comité Diretor e do Governo da República e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, distribuídas por várias escolas por distrito, será espoletada uma ação de contacto, informação e esclarecimento dos/das jovens sobre as oportunidades do projeto europeu para a juventude, o Plano Nacional de Juventude e plataformas de acesso e consulta como o website do AEJ Portugal e o europeu.

O AEJ foi proposto pela Comissão Europeia e aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia em dezembro de 2021. As pessoas jovens passaram por grandes dificuldades durante a pandemia de COVID-19, pelo que o AEJ procurará colocar em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor.

Consulte o site nacional do Ano Europeu da Juventude aqui

Aceda ao evento de lançamento do Ano Europeu da Juventude aqui.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>