notícia

No dia 22 de julho, jovens do Estabelecimento Prisional de Linhó levam peça de teatro à Cidade Universitária

Iniciativa conjunta do IPDJ, da Cooperativa CUSCA e da ONG para o Desenvolvimento SAPANA, no âmbito do programa ARRIBAR.

12/07/2022

Dez jovens privados de liberdade do Estabelecimento Prisional de Linhó vão subir ao palco com o espetáculo de teatro «AFIRMA», no próximo dia 22 de julho, pelas 19h00, no Grande Auditório do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa na presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude, Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Cooperativa CUSCA – Cultura e Comunidade e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento – SAPANA, inserida no projeto PROMETEU, integrado no programa ARRIBAR que pretende contribuir para a capacitação pessoal, artística e empregabilidade de jovens privados de liberdade.

O projeto é desenvolvido dentro do estabelecimento prisional, onde os participantes adquirem ferramentas que lhes permitem desenvolver capacidades de comunicação, valorização pessoal, autoconhecimento, empatia, adaptabilidade, capacidade de reação positiva ao desconforto e ao imprevisto, bem como, coragem para reconhecer as suas próprias fragilidades.

«AFIRMA» é um texto de João Custódio, com encenação de Catarina Aidos, que retrata uma história que questiona a justiça e a fraternidade entre um grupo de homens. Os artistas Adérito, Anito, Augusto, Cláudio, Diogo, Luís M., Luís S., Luís V., Milton e Wilson, iniciaram este processo de aproximação ao teatro através de exercícios de improvisação, nos quais se exploram as dificuldades de convivência destes jovens com o desconforto da exposição e a relação de confiança consigo mesmos e com o grupo.

Através desta iniciativa, pretende-se que estes artistas ousem refletir em conjunto, que tenham mais conhecimento de si próprios por forma a facilitarem o processo de reintegração na sociedade e no mercado de trabalho.

No dia 22 de julho, desafiamos todos e todas a fazer um programa diferente, venha ao Teatro conhecer este projeto e assistir ao recomeço da vida destes jovens artistas.

              A entrada é livre, contudo é necessário efetuar a reserva através do e-mail: comunicacao@ipdj.pt

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>