notícia

IPDJ publica Manuais de Formação de Treinadores de Grau III

Ferramentas de apoio e ajuda ao processo de ensino-aprendizagem, no âmbito da formação de treinadores/as.

06/09/2022

Na sequência da publicação dos Manuais de Formação de Treinadores de Grau I e de Grau II, o IPDJ publica agora os Manuais de Formação de Treinadores de Grau III.

Este Manuais, tal como já referenciado para os Manuais dos Graus anteriores, visam dar cumprimento ao estabelecido na legislação em vigor, constituindo-se como uma ferramenta de apoio e ajuda ao processo de ensino-aprendizagem, no âmbito da formação de treinadores de todas as modalidades desportivas.

O Treinador de Grau III situa-se num nível elevado na hierarquia de qualificação profissional do treinador/a de desporto, competindo-lhe: orientar praticantes nas etapas avançadas de desenvolvimento desportivo, coordenar equipas técnicas de profissionais em níveis de prática associados aos graus I, II e III e coadjuvar treinadores em níveis de prática associados ao grau IV.

Desta forma, os Manuais que agora se publicam pretendem contribuir para ajudar a aquisição de conhecimentos e competências necessárias nesta fase de atuação, particularmente no que respeita às competências deontológicas, relacionais, pedagógicas e técnicas, requeridas para o exercício eficaz desta atividade.

Publicam-se agora 8 dos 10 manuais do Grau III, sendo disponibilizados em breve os restantes dois:
•    Teoria e Metodologia do Treino Desportivo
•    Pedagogia do Desporto
•    Traumatologia do Desporto
•    Antidopagem 
•    Fisiologia do Desporto
•    Psicologia do Desporto
•    Nutrição do Desporto 
•    Coaching do Treino Desportivo

Os Manuais são de acesso livre e universal (@IPDJ, I.P.), podendo ser aqui consultados.
 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>