notícia

IPDJ promove inquérito à população jovem sobre a participação cívica dos/as jovens em Portugal

O objetivo desta recolha de informação é a construção de linhas estratégicas para a promoção da participação jovem.

11/08/2023

O IPDJ, em colaboração com a Associação Oficina de Planeamento e Participação encontra-se a desenvolver o documento «Linhas Estratégicas para a Promoção da Participação Jovem». Este documento tem como objetivo definir o enquadramento para a promoção da participação jovem, alinhado com os principais documentos nacionais e internacionais nesta área, em particular a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027, a Estratégia para o Setor da Juventude 2030 do Conselho da Europa, o Plano de Ação para a Democracia Europeia da Comissão Europeia, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Programa Mundial de Ação para a Juventude da ONU e o Plano Nacional para a Juventude.

O declínio demográfico, o despovoamento do interior e o envelhecimento da população, bem como as incertezas face ao futuro em virtude da globalização, das alterações climáticas, das mudanças tecnológicas, do populismo, da discriminação e das notícias falsas, são algumas das razões que tornam necessário o reforço das políticas públicas promotoras da participação dos e das jovens. Estes/as encontram-se tradicionalmente sub-representados/as nos processos de tomada de decisão que os/as afetam, embora o seu envolvimento seja indispensável para uma democracia pluralista, mais participativa, que seja capaz de potenciar o envolvimento da população jovem.

É fundamental que este processo conte com a participação ativa dos e das jovens, iniciando-se com um inquérito cujo objetivo é a recolha de informação sobre a participação cívica dos e das jovens em Portugal.

Agradecemos a colaboração dos e das jovens com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos no preenchimento deste inquérito. Aceda aqui.

Atualizado em: 25/08/2023

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>