notícia

IPDJ nos 50 anos do 25 de Abril

Celebrações no Estádio Nacional e exposição «50 Anos a Ser Jovem: 30 de abril de 1974 - criação do FAOJ».

01/04/2024

No mês da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está a organizar um programa para assinalar a data, nomeadamente, uma evocação simbólica a inaugurar no Estádio Nacional através de uma obra artística.

A instalação contém várias referências históricas do Estádio Nacional, cuja gestão é do IPDJ, designadamente o facto de ter sido o palco no qual se assistiu também a uma manifestação contra a ditadura do Estado Novo, na final da Taça de Portugal de 1969, entre a Associação Académica de Coimbra e o Sport Lisboa e Benfica.

Esta celebração fará parte da comemoração dos 80 anos da inauguração do Estádio Nacional, que irá prolongar-se ao longo de 2024.

Também a edição deste ano da Mostra Nacional de Jovens Criadores integrará o programa de celebrações. As obras que se apresentem a concurso, nas 15 categorias artísticas, que abordem a temática do cinquentenário do 25 de Abril serão sujeitas a uma majoração na fase de avaliação.

O IPDJ dá conta ainda da exposição «50 Anos a Ser Jovem: 30 de abril de 1974 - criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ)». Foi a 30 de abril de 1974 que a Junta de Salvação Nacional, através do Decreto-Lei n.º 179/74, criou o FAOJ no Ministério da Educação Nacional.

Esta exposição, que será inaugurada no Caleidoscópio, em Lisboa, a 30 de abril, Dia do Associativismo Jovem, pretende destacar a significativa contribuição do FAOJ para o envolvimento da juventude na construção da democracia em Portugal, particularmente no estímulo ao associativismo jovem e à participação juvenil. Pontuada por curiosidades, objetos e ilustrações, num percurso dinâmico, a exposição dá a conhecer parte da história da juventude em Portugal e na Europa, a evolução das instituições dedicadas à juventude, além de testemunhos de personalidades relevantes nas políticas de juventude, que se afirmaram em diversas áreas da vida cívica e política. 

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>