notícia

IPDJ lança novos «Manuais de Formação de Treinadores Grau I»

Contribuir para a melhoria contínua do processo de formação dos Treinadores.

26/01/2022

Na sequência da publicação e entrada em vigor da Lei n.º 106/2019, foi necessário proceder à reformulação dos Referenciais de Formação de Treinadores, tendo em consideração que a mesma procedeu à reestruturação dos perfis profissionais para todos os graus de formação.

Estabeleceu também a autonomia da atividade do Treinador de Grau I, bem como uma redefinição dos perfis e competências das funções do Treinador de Grau IV, que, por sua vez, levaram a um ajustamento e redefinição dos perfis e competências em todos os Graus da formação de treinadores.

Desta forma, estrutura-se, agora, a formação do Treinador de Desporto, em consonância com o percurso do praticante ao longo da carreira desportiva, considerando quatro graus de formação. Estes enquadram a atividade do treinador em distintos níveis de prática, englobando, desde as etapas iniciais, até às etapas mais avançadas de desenvolvimento do praticante.

Assim, o IPDJ convidou um conjunto de autores de reconhecido mérito, nas suas áreas específicas de intervenção, a elaborarem os Referenciais de Formação da Componente Geral, os quais foram publicados em 2020, seguindo-se o trabalho de elaboração dos respetivos Manuais de Formação.

Os Manuais de Formação de Treinadores da Componente Geral de Grau I que agora se publicam, visam:

  • fornecer aos formandos e formadores dos Cursos de Treinador de Grau I, das diferentes modalidades desportivas, uma ferramenta de qualidade,  facilitadora do processo ensino-aprendizagem;
  • contribuir para a melhoria contínua do processo de formação dos Treinadores.

São os seguintes:

  • Teoria e Metodologia do Treino Desportivo
  • Pedagogia e Didática do Desporto
  • Funcionamento do Corpo Humano, Primeiros Socorros e Antidopagem
  • Desporto Adaptado
  • Ética no Desporto

Os Manuais são de acesso livre, podendo ser aqui consultados.
 

Atualizado em: 03/03/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>