notícia

IPDJ e INR assinam Contrato-Programa de Preparação Surdolímpica para Tóquio 2025

Assinatura decorreu na cerimónia de atribuição de Prémio de Desporto + Acessível a projetos promotores do Desporto para pessoas com deficiência.

03/11/2023

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) assinaram, no dia 2 de novembro, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, um contrato-programa com o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) com vista ao Programa de Preparação Surdolímpica para Tóquio 2025 (PPS Tóquio 2025).

O documento foi assinado pelos presidentes dos dois institutos, Rodrigo Ramos pelo INR e Vítor Pataco pelo IPDJ, bem como homologado pelos secretários de Estado das respetivas tutelas, Ana Sofia Antunes, pela Inclusão da Pessoas com Deficiência, e João Paulo Correia, pela Juventude e Desporto.

O contrato prevê uma dotação financeira de 296 mil euros, dividida em parte iguais de 148 mil euros do IPDJ e do INR ao CPP, apenas referente ao ano civil de 2023. A verba destina-se à atribuição de bolsas aos praticantes e respetivo enquadramento técnico, bem como à preparação dos mesmos e gestão do PPS Tóquio 2025.

Os objetivos para a Missão Portuguesa em Tóquio 2025 estão definidos: não inferior a três posições de pódio; não inferior a sete diplomas (posições entre o 1.º e 8.º lugares); aumentar para dois o número de participações de atletas do género feminino.

Recorde-se que os resultados por Portugal na última edição dos Jogos Surdolímpicos de 2022, que tiveram lugar na cidade de Caxias do Sul, Brasil, foi a melhor de sempre na competição, com quatro medalhas (duas de ouro) e 13 diplomas, numa representação constituída por 12 atletas em seis modalidades.

Na mesma ocasião, foi realizada a cerimónia de entrega da 2.ª Edição do Prémio Desporto + Acessível, uma iniciativa do IPDJ, que premeia projetos promotores do Desporto para pessoas com deficiência. 

Foi vencedor o projeto «Sailing4All», no valor de 6 000 euros, atribuídos pelo IPDJ e INR. Este projeto desenvolvido pela Academia de Vela Sporting Clube Aveiro - SCA/AAUAv que desenvolve um conjunto de atividades físicas e de socialização, que promovem a inclusão através da prática da vela inclusiva, sensibilizando a população em geral para a importância de uma prática desportiva regular e inclusiva.
A este prémio foi ainda atribuído o valor de 1 000 euros pela Decathlon Portugal.

Receberam menção honrosa os seguintes projetos:

Na área da inclusão e sensibilização:

  • Projeto «Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas», desenvolvido pela Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço - IPVC em parceria com Appacdm de Viana do Castelo que oferece programas de formação e capacitação para profissionais de desporto, procurando especializá-los nas áreas do SUP adaptado e inclusivo. 

Na área da formação:

  • Projeto «(In)Formar e (Des)Envolver para Incluir», da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, que promove a formação de professores e técnicos que facilitem a inclusão das pessoas com deficiência nas atividades desportivas. 

Na área das acessibilidades e produtos de apoio:

  • Projeto «Vela sem Barreiras», desenvolvido pela BBDouro, que tem como principal objetivo o acesso à prática da vela por pessoas com mobilidade reduzida, seus cuidadores ou mesmo família. 

A cerimónia prosseguiu com a mesa redonda «Gestão de Projetos – Sustentabilidade e Desporto para Pessoas com Deficiência». 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>