notícia

IPDJ e CVP assinam protocolo com vista à promoção da saúde mental de agentes desportivos do alto rendimento

O protocolo visa garantir o acompanhamento psicológico a atletas e treinadores/as do alto rendimento e seleções nacionais.

24/01/2022

Sendo a saúde mental uma das preocupações de saúde pública e reconhecida como prioritária no atual panorama social, o IPDJ e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) assinaram, esta segunda-feira, 24 de janeiro, um protocolo que reforça a oportunidade de melhorar as condições de vida dos/as agentes desportivos/as, neste caso através do aumento da rede de profissionais para um acompanhamento psicológico no alto rendimento.

A CVP, dispondo de uma rede de profissionais a nível nacional com cerca de 150 estruturas e 200 psicólogos/as em todo o continente e ilhas, constitui um excelente parceiro do IPDJ, entidade que regula a política pública desportiva em Portugal, apoia e promove a generalização da prática desportiva, bem como o desporto de alto rendimento, para enfrentar a problemática da saúde mental no contexto do desporto.

Sobre o protocolo, a presidente da CVP, Ana Jorge, declarou: «A Pandemia veio evidenciar uma preocupação há muito sentida no que diz respeito à Saúde Mental, abrangendo todas as idades, desde os mais jovens aos mais idosos. Os atletas de alta competição estão expostos a pressões, quer do público em períodos de competição, mas também, pelos seus treinadores, equipas e patrocinadores. Esta exigência física e emocional resulta, muitas vezes, na manifestação de sinais de alerta que os fragilizam, com repercussões diretas nos seus contextos profissionais, pessoais e sociais. A coragem para enfrentar as barreiras na perceção da imagem que os outros têm de si é fundamental no processo de recuperação. Temos assistido a um movimento de pessoas conhecidas pelo público a exteriorizar a sua vulnerabilidade, constituindo um papel de sensibilização da sociedade para a importância da saúde mental na vida de cada um. A assinatura deste protocolo vai permitir dar uma resposta efetiva e sustentada no tempo a estes atletas. A rede de psicólogos da Cruz Vermelha tem aqui um papel importante no apoio ao seu acompanhamento, com capacidade de cobertura nacional. Acreditamos que só com articulação entre entidades e especialistas conseguiremos alterar o rumo da Saúde Mental em Portugal».

Por seu lado, o presidente do IPDJ, Vítor Pataco, assumiu: «Esta parceria com a CVP vem dar resposta às necessidades de atletas e treinadores/as na área da saúde mental que tem ganhado relevância na agenda do desporto de alto rendimento. Os e as atletas, felizmente, começam a encarar o tema com a normalidade que ele merece e vão poder beneficiar da rede de profissionais de saúde mental que vai estar à sua disposição com a celebração deste protocolo».

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>