Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) disponibiliza no seu sítio oficial uma página dedicada à proteção de praticantes desportivos em casos de abuso, assédio e outros tipos de violência em contextos desportivos.
A página agrega, no mesmo espaço, canais de denúncia ou de apoio às vítimas, disponibilizados por diversas entidades, designadamente o do Observatório Nacional da Violência Contra os Atletas (ISMAI), o da Federação Portuguesa de Futebol, o da Associação de Apoio à Vítima (APAV), da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, entre outros, todos parceiros do IPDJ.
O IPDJ, com uma política de tolerância zero quanto a esta temática, promove ativamente um ambiente de maior proteção das crianças e jovens no desporto, sendo disso exemplo a campanha «Start to Talk – Quebrar o Silêncio», projeto do Conselho da Europa (CoE) e dinamizado, em Portugal, pelo IPDJ desde 2018.
Em fevereiro deste ano foi apresentado o «Roteiro para Proteção de Crianças e Jovens no Desporto», do projeto «Child Safeguard in Sports», também do CoE. Portugal foi o primeiro país a fazê-lo de entre os seis pioneiros (Israel, Noruega, Áustria, Bélgica e Croácia). O Roteiro prevê a criação da figura do Guardião de crianças e jovens no desporto, cujo processo está em curso.
A nova página contém também materiais informativos e de formação destes projetos permitindo, assim, dar respostas a todos os/as praticantes (federados/as ou não), independentemente da sua idade e do tipo de situação de violência que possa configurar.
Atualizado em: 20/10/2022
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.