notícia

IPDJ assinala o Dia Mundial da Saúde Mental com Seminário «Cuida-te +», em Lisboa, e «Dias Abertos» no resto do país

Durante uma semana, os «Dias Abertos» convidam as pessoas jovens a discutir Saúde Mental em atividades dinâmicas e interativas.

04/10/2022

O programa «Cuida-te +» do IPDJ assinala, na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro, o dia Mundial da Saúde Mental, com um seminário no Centro de Juventude de Lisboa, no qual se se pretende analisar e debater o trabalho desenvolvido. Entre os/as participantes estão Margarida Gaspar de Matos e Tânia Gaspar, reconhecidas figuras do meio académico e responsáveis pela coordenação científica e metodológica da colaboração da Associação Aventura Social no programa «Cuida-te +» e Tiago Pereira, membro da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses. A inscrição, gratuita, mas obrigatória, deverá ser endereçada para comunicacao@ipdj.pt.

Na mesma semana, o IPDJ organiza os «Dias Abertos», em vários locais do país, com diversas iniciativas dirigidas a jovens alusivas à promoção da saúde mental (tertúlias, debates, jogos interativos, estações de informação e sensibilização, recolha de contributos, entre outras). Estes «Dias abertos» são dinamizados pelos/as psicólogos/as em Ano Profissional Júnior que prestam serviço no «Cuida-te +» ao abrigo dos protocolos de colaboração com a Aventura Social - Associação e a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Os/as jovens, turmas, ou grupos que se pretendam inscrever nas atividades, podem fazê-lo através dos emails constantes no programa dos «Dias Abertos» que encontram no fim da notícia.

A criação deste dia foi da iniciativa da Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM), pela mão do então Secretário-Geral, Richard Hunter. Foi pela primeira vez celebrado no ano de 1992. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde reconhece e assinala também este dia. Esta data visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos/as. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

Consulte aqui o programa do seminário de dia 10 de outubro
Consulte aqui o programa dos «Dias Abertos» nas várias cidades

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>