notícia

IPDJ assinala Dia Internacional das Pessoas Ciganas com conjunto de iniciativas dedicadas à juventude

De norte a sul, este dia é uma oportunidade para fortalecer os valores da inclusão, do respeito mútuo e da igualdade entre todos os indivíduos.

08/04/2024

O Dia Internacional das Pessoas Ciganas, celebrado a 8 de abril, é a ocasião para reconhecer e valorizar a herança cultural e histórica da comunidade cigana e promover a inclusão de jovens da etnia cigana e o combate ao anticiganismo.

O IPDJ, tendo em conta suas atribuições e compromissos no âmbito do II Plano Nacional para a Juventude, organiza um conjunto de iniciativas que, durante o ano de 2024, visam:

  • Sensibilizar a juventude em geral para a inclusão das comunidades ciganas e para o combate ao discurso de ódio;

  • Promover a reflexão sobre e sensibilização para as questões específicas da juventude, nomeadamente artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa nas comunidades ciganas;

  • Capacitar e empoderar as pessoas jovens das comunidades ciganas para a participação cívica;

  • Promover a inclusão de jovens ciganos/as nos diversos programas do IPDJ.

No dia 8 de abril, online, o IPDJ apresenta a versão portuguesa da Recomendação do Comité de Ministros do Conselho da Europa sobre participação juvenil cigana (Rec(2023)4), atividade incluída no Plano de Atividades do Centro de Juventude de Lisboa para 2024, e que contará com a participação do Rui Gomes, responsável pela Divisão de Educação e Formação do Departamento de Juventude do Conselho da Europa. Poderá assistir online, a partir das 10h30, na plataforma MSTeams através desta ligação.

 São ainda abertas inscrições, nesse dia, inscrições para as seguintes atividades:

  • Ação de sensibilização destinada a técnicas/os de Juventude, com base na publicação Espelhos - «Direitos Humanos d@s jovens de etnia cigana e combate ao discurso de ódio».
    • Data: 18 de junho (Dia Internacional contra o Discurso de Ódio)
    • Locais: Será realizada uma ação por Direção Regional do IPDJ (Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro)
    • Formulário de inscrição disponível aqui.
  • Ação de sensibilização destinada a jovens voluntárias/os – «Direitos Humanos d@s jovens de etnia cigana e combate ao discurso de ódio»
    • Data: 15 de setembro (Dia Internacional da Democracia)
    • Locais: Será realizada uma ação por Direção Regional do IPDJ (Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro).
    • Formulário de inscrição disponível aqui.
  • Ação de sensibilização exclusiva para dinamizadoras/es comunitárias/os do Programa Escolhas sobre inclusão de jovens cigan@s.
    • Data: 14 de maio
    • Formulário de inscrição disponível aqui
  • Ação de capacitação para a participação ativa de jovens líderes da comunidade cigana - Somos Tod@s Associativismo Jovem – Comunidades Ciganas em data a agendar. O Formulário de inscrição pode ser acedido aqui.

Com vista a reconhecer o trabalho do movimento associativo jovem, no dia 24 de junho, Dia Nacional das Pessoas Ciganas, será ainda apresentada uma Mostra de Boas Práticas de Associativismo Jovem/de caráter juvenil que trabalha com comunidades ciganas.

O Dia Internacional das Pessoas Ciganas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) depois de uma campanha feita pelo cigano e ator americano Yull Briner. A data foi oficializada no 1º Congresso Mundial Roma/Cigano, em Londres, Inglaterra. Desde então o Dia 8 de abril é comemorado em todo o mundo como o Dia Internacional das Pessoas Ciganas, sendo uma ocasião para o reconhecimento da cultura, língua e história do povo cigano.

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>