notícia

IPDJ assinala Dia Internacional da Juventude em todo o país

«Competências verdes para a juventude: Rumo a um mundo sustentável» é o tema definido pelas Nações Unidas para 2023.

07/08/2023

O Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), assinala o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) com um programa completo de atividades que passam por debates, atividades desportivas, formação, conversas, exposições, oficinas, música, um acampamento, entre outras. Nestas atividades, as pessoas jovens podem refletir, das formas mais disruptivas às mais formais, sobre um mundo em transição ecológica e no qual a juventude tem sido a principal reivindicadora da adoção de medidas e ações políticas de mitigação das alterações climáticas e do esforço para uma efetiva proteção do planeta.

A mudança para um mundo ambientalmente sustentável e respeitador do clima é fundamental, não só para responder à crise climática global, mas também para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma transição bem-sucedida para um mundo mais verde depende do desenvolvimento de competências ecológicas (ou verdes). Estas são «conhecimentos, capacidades, valores e atitudes necessários para viver, desenvolver e apoiar uma sociedade sustentável e eficiente em termos de recursos».

Embora as competências ecológicas sejam relevantes para todas as faixas etárias, têm uma importância acrescida para os/as mais jovens, que podem contribuir para a transição ecológica durante um período mais significativo.

São de realçar cinco dados importantes sobre competências verdes dos/as jovens:

  • A população jovem estará mais tempo sujeita a alterações climáticas cada vez mais severas;
  • As oportunidades económicas sofrerão, igualmente e, por força destas, mudanças significativas. As alterações climáticas ameaçam, até 2030, 40% do emprego. Mas estima-se, com a transição ecológica, a criação de 8,4 milhões de empregos que dependem de um ambiente saudável;
  • Sete em cada 10 jovens querem participar ativamente na transição ecológica;

  • Atualmente a procura de competências, nesta área, excede a oferta;

  • Há disparidades que têm de ser resolvidas.

Tendo em conta este alertas, os objetivos do Dia Internacional da Juventude em 2023 são:

  • Sensibilizar para as competências ecológicas e a sua relevância para a consecução dos ODS, destacando simultaneamente o papel central dos e das jovens na transição ecológica;
  • Dotar as partes interessadas dos conhecimentos e da informação necessários para compreender a importância das competências verdes para os/as jovens;
  • Apresentar políticas e práticas que possam fomentar o desenvolvimento de competências verdes para a juventude.

O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998. Desde então, tem-se celebrado este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

Conheça e participe nas atividades regionais:

Consulte as oportunidades de gratuitidades e benefícios, por região, concedidos por entidades parceiras à população jovem neste Dia Internacional da Juventude:

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>