notícia

IPDJ apresenta «Obra Seleta» do Professor Manuel Sérgio

A «Obra Seleta» compila a essência das obras de Manuel Sérgio e de alguns dos seus artigos em periódicos, com uma revisão critica.

03/02/2023

Em parceria com as Edições Afrontamento é apresentado, no próximo dia 8 de fevereiro, pelas 17h30, no Centro de Juventude de Lisboa, o Volume I da «Obra Seleta» do Professor Manuel Sérgio numa cerimónia que conta com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Manuel Sérgio é o pensador mais original do desporto em Portugal com uma obra considerável, objeto de discussão por vários seguidores e alvo de merecido reconhecimento. O conjunto de «Obras Seletas», do qual ora é apresentado o I Volume, compila a essência das obras de Manuel Sérgio e de alguns dos seus artigos em periódicos, com uma revisão critica.

A equipa editorial, dirigida por José Eduardo Franco e executivamente coordenada por Susana Alves-Jesus, reúne em quatro volumes o essencial do pensamento sergiano. O primeiro volume, coordenado por Gustavo Pires, professor na Faculdade de Motricidade Humana, trata «A Ciência da Motricidade Humana». O segundo, coordenado por Gonçalo M. Tavares, um dos escritores mais originais da contemporaneidade e que, como professor, também, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e investigado do IELT da Universidade Nova de Lisboa, é um dos discípulos de Sérgio, intitula-se «O Desporto Enquanto Projeto Ético e Político». O terceiro, «Filosofia, Corporeidade, Desporto-Cultura», é da responsabilidade de Miguel Real, bem conhecido crítico literário, ensaísta e novelista, investigador do CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Por último, o quarto volume, «Poesia Toda», reúne a totalidade da sua produção poética e é da responsabilidade de Luísa Paolinelli, professora de Literatura Portuguesa na Universidade da Madeira.

A sessão conta, presencialmente ou através de vídeo, com ilustres discípulos do Professor Manuel Sérgio, como José Peseiro, Rui Vitória ou José Mourinho, entre outros.

Manuel Sérgio nasceu em Lisboa em 20 abril de 1933 e é filósofo, professor, educador, ativista e político português. É licenciado em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa e Doutor e Professor Agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada «Para uma Epistemologia da Motricidade Humana», defende a existência da ciência da motricidade humana, de que a educação física é a pré-ciência. É sócio da Associação Portuguesa de Escritores e autor e coautor de 40 livros e de inúmeros artigos, em revistas nacionais e estrangeiras. É professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa e do Instituto Superior da Maia, e ainda da Faculdade de Educação de Física da Universidade Estadual de Campinas. É Provedor da Ética no Desporto.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>