A medida «Fundo Recomeçar – Apoio ao Associativismo Jovem» que agora findou, decorreu da parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o IPDJ e visou apoiar o movimento associativo jovem no desenvolvimento de atividades de dinamização dirigidas à população das zonas geográficas atingidas pelos incêndios de 2017 e à recuperação de infraestruturas e equipamentos das associações juvenis afetadas pela catástrofe.
Este apoio proporcionou a realização de iniciativas de dinamização no terreno, em diversas áreas como a cultural, desportiva ou ambiental, com o objetivo estimular as populações jovens e não jovens destas zonas.
As candidaturas e realização dos projetos aprovados decorreram entre 2018 e 2019. Através do apoio a 70 candidaturas à medida «Fundo Recomeçar – Apoio ao Associativismo Jovem» foram realizados 104 projetos nas regiões afetadas pelos incêndios, o que envolveu a mobilização e capacitação do movimento associativo inscrito no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ) através da participação de um total de 56 entidades.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa aprovou a criação do Fundo Recomeçar destinado a apoiar financeiramente, direta ou indiretamente, as crianças e jovens residentes nas freguesias atingidas pelos incêndios de outubro de 2017. A este fundo, constituído pelas receitas dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais do Estado atribuídos à SCML para este efeito, foi atribuído um orçamento de quase quatro milhões e quinhentos mil euros destinado à implementação de três medidas de apoio.