notícia

Exposição «As modalidades olímpicas: um olhar (picto)gráfico», no Centro Interpretativo do Jamor

A criação artística na comunicação dos Jogos Olímpicos e dos valores do olimpismo.

19/07/2021

Já é possível visitar a exposição «As modalidades olímpicas: um olhar (picto)gráfico», organizada pelo Museu Nacional do Desporto - Instituto Português do Desporto e Juventude, e que hoje mesmo recebeu a visita do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

A criação artística, a imagem e o design gráfico fazem intimamente parte dos Jogos Olímpicos na representação dos valores do olimpismo, mas também na sua utilização logística e organizacional: desde o cartaz, criado pela primeira vez para os Jogos da V Olimpíada, Estocolmo - 1912, aos mais recentes pictogramas, que representam as modalidades desportivas do programa olímpico e paralímpico.

Com recurso aos selos postais especiais, que fazem parte da coleção do Museu Nacional do Desporto, e a pictogramas olímpicos e paralímpicos, a exposição mostra como a arte e o desporto têm uma relação estreita e de que maneira a síntese gráfica tem potencialidades funcionais na representação da ação desportiva associada aos Jogos Olímpicos, eles próprios assentes nos pilares do desporto e da cultura.

Através de QRcodes ou de um quiosque digital, o visitante poderá aceder a informação sobre mais de três dezenas de modalidades, incluindo algumas paralímpicas, destacando-se também as cinco que se estreiam na edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: surf, basebol/softbol, karaté, skateboarding e escalada.

A exposição tem entrada gratuita e estará patente até outubro no Centro Interpretativo do Jamor - Complexo Piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor (CDNJ).

Saiba aqui como chegar, localização, horário e acessibilidade.

Para mais informações, contacte: museu@ipdj.pt

«Museu Nacional do Desporto: preservar o presente para memória futura.»

 

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>