notícia

Evento nacional de encerramento da «Conferência sobre o Futuro da Europa», dia 7, no Porto

A Conferência é um processo de participação de cidadãos da UE, em particular jovens, que visa reforçar a ligação entre pessoas e instituições.

05/05/2022

No dia 7 de maio, sábado, entre as 15 horas e as 17h30, decorre o evento nacional de encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa, na Fundação Serralves, no Porto.

Organizado pelo Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, encerra o ciclo de debates nacionais da Conferência sobre o Futuro da Europa. Pode ser acompanhado em streaming no Portal do Governo e TwitterFacebook da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

A Conferência sobre o Futuro da Europa é um exercício da União Europeia centrado nos/as cidadãos/cidadãs, com uma dinâmica que parte da base para o topo, afirmando-se como um diálogo aberto, inclusivo e transparente que visa contribuir para um melhor conhecimento das preocupações e anseios da sociedade civil. Foi um processo inovador, que abriu um novo espaço de debate para dar resposta aos desafios e prioridades da Europa e deu prioridade à participação dos/as cidadãos/cidadãs, com especial destaque aos/às jovens, e refletindo a diversidade europeia, em termos de origem geográfica, sexo, idade, contexto socioeconómico e/ou nível de educação. Teve ainda como objetivo levar a Europa para lá das suas capitais, chegando a todos os cantos da UE e reforçar a ligação entre os/as europeus/europeias e as suas instituições.

Em 29 e 30 de abril, a sessão plenária da Conferência sobre o Futuro da Europa reuniu-se pela última vez e aprovou um conjunto de 49 propostas pormenorizadas que abrangem uma vasta gama de temas, desde as alterações climáticas à saúde, à migração e à UE no mundo. Esta iniciativa surge na sequência de um percurso feito de debates, deliberações e colaboração entre cidadãos/cidadãs de toda a Europa sobre o tipo de Europa onde gostariam de viver.

O encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa é assinalado num evento no Dia da Europa, 9 de maio, entre as 11h00 e as 13h00 no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, e pode ser acompanhado em direto no canal EBS+.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>