notícia

Evento Inaugural da Conferência sobre o Futuro da Europa: «faz-te ouvir»

Intervir, dizer em que Europa gostaria de viver e de ajudar a moldar o nosso futuro comum.

19/05/2021

No Dia da Europa, 9 de maio, o Parlamento Europeu acolheu, em Estrasburgo, o evento inaugural da Conferência sobre o Futuro da Europa. Os presidentes das instituições europeias discursaram sobre a sua visão para a Europa, depois de um discurso de boas-vindas do Presidente francês, Emmanuel Macron. Em seguida, os Co-Presidentes do Conselho Executivo da Conferência sobre o Futuro da Europa responderam a perguntas colocadas por cidadãos de toda a UE.

Estudantes europeus do programa Erasmus estiveram fisicamente presentes no evento, bem como os membros do Conselho Executivo da Conferência, respeitando as regras sanitárias. Participaram remotamente mais de 500 cidadãos, além de ministros dos Assuntos Europeus, eurodeputados e deputados dos Parlamentos nacionais e outros convidados.


O Conselho Executivo fixará em breve a data da primeira reunião do Plenário da Conferência. Estão a decorrer os preparativos para os painéis de debate entre cidadãos, e o número de participantes e eventos na Plataforma Digital Multilíngue da Conferência continua a crescer. Esta plataforma é o centro nevrálgico da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Esta é a sua oportunidade de intervir, de dizer em que Europa gostaria de viver e de ajudar a moldar o nosso futuro.


A Conferência sobre o Futuro da Europa constitui uma ocasião única e oportuna para os cidadãos europeus debaterem os desafios e as prioridades da Europa. Independentemente do seu país de origem ou da sua atividade profissional, este é o espaço em que pode refletir sobre o futuro que pretende para a União Europeia. O Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão Europeia comprometeram-se a ouvir os europeus e a dar seguimento, no âmbito das suas competências, às recomendações formuladas. Espera-se que até à primavera de 2022
a Conferência chegue a conclusões que proporcionem orientações sobre o futuro da
Europa.

A Conferência está empenhada em dar o máximo de espaço aos jovens e, nesse sentido, continuam os preparativos para o Encontro Europeu da Juventude, organizado pelo Parlamento Europeu em outubro.

Descubra mais sobre a Conferência e como pode dar a sua opinião, aqui.

Atualizado em: 08/02/2022

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>