notícia

Evento de encerramento do Ano Europeu da Juventude

Um ano em perspetiva, com muita participação, empoderamento dos e das jovens, centenas de atividades e a atribuição dos prémios AEJ.

27/02/2023

Decorreu ontem, no Multiusos de Guimarães, o Evento de Encerramento do Ano Europeu da Juventude (AEJ) em Portugal.

Contou com a presença de João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), do coordenador do AEJ em Portugal, Carlos Manuel Pereira, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ e de representantes oficiais de todos os membros do Comité Diretor do Ano Europeu da Juventude.

Muito em particular, contou também com a participação ativa de centenas de jovens e do movimento associativo juvenil e estudantil de todo o país, que contribuíram para que este ano de celebrações tivesse sido um ano de participação, discussão e empoderamento dos e das jovens portugueses/as, para uma Europa mais verde, digital e inclusiva.

Em síntese, a nível europeu, o Ano Europeu da Juventude desencadeou um processo de reflexão na Europa sobre o futuro da juventude e promoveu a sua participação ativa na construção do futuro, integrando as suas políticas.

Procurou também contribuir para a realização de progressos significativos no sentido de alcançar, até 2025, a concretização do Espaço Europeu da Educação;  de desenvolver e procurar sinergias com iniciativas e eventos nacionais e europeus - como a Action Week e o Action Day, o Encontro Europeu da Juventude, a Semana Europeia da Juventude, a Capital Europeia da Juventude, o Dia da Europa e as Jornadas Europeias do Património, assim como a campanha «Democracia Aqui, Democracia Agora» do Conselho da Europa, de que o IPDJ também é coordenador em Portugal. 

Centrou-se também em ações e atividades que apresentam um potencial «valor acrescentado europeu» e promoveu a divulgação de boas práticas, a realização de estudos e investigação e a recolha de dados, estatísticas e outras informações sobre a situação dos jovens na União.

Em Portugal, durante o ano aconteceram mais de 400 atividades registadas no site nacional e no site europeu, com o selo AEJ, maioritariamente: campanhas, workshops, ações de formação, encontros, concertos, festivais e exposições, que envolveram milhares de jovens.

O evento de encerramento foi por isso composto por três momentos distintos, respetivamente, sobre: conhecimento sobre a juventude, o ano em retrospetiva e a participação ativa dos e das jovens.

Assim, o primeiro painel abordou o tema Conhecimento sobre a Juventude: o que nos diz a investigação?, tendo sido apresentadas quatro obras:

  • A Saúde dos Adolescentes Portugueses em Contexto de Pandemia, por Tânia Gaspar
  • Associativismo Juvenil em Portugal, por Marco Santos
  • Livro Branco: Mais e Melhores Empregos para os Jovens, por Rita Guimarães e
  • Perspetiva sobre a Juventude - os Jovens num mundo digitalizado – apresentado por Jorge Orlando Queirós e Margarida Saco, do IPDJ.

De seguida, vários responsáveis pela coordenação do AEJ, incluindo a Diretora-Geral de Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia – Themis Christophidou e o coordenador do AEJ em Portugal puseram as comemorações em retrospetiva, fazendo um balanço positivo e perspetivando também o passo para este ano com os resultados conseguidos.

Por último, foram entregues os Prémios AEJ aos vencedores desta iniciativa portuguesa, que motivou a participação massiva de jovens, traduzida nas categorias: 

Vencedores do Prémio Criarte
Vencedores do Prémio Europa para ti
Vencedores do Prémio Investigação sobre a Juventude.

 O SEJD encerrou o evento, agradecendo a participação e envolvimento  dos jovens no AEJ, e no evento de encerramento em que se comemorou a Europa, o futuro da Europa e a participação dos jovens nesse futuro. Enalteceu sobretudo a participação cívica dos jovens ao nível do poder local, através dos Conselhos Municipais de Juventude e dos municípios que puseram em prática os orçamentos participativos dos jovens. Mencionou, enaltecendo, também, a participação cívica dos jovens que participaram nos Prémios AEJ, e os temas escolhidos que revelam as preocupações dos jovens.

Aceda aqui à gravação do evento:

 

 

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>