notícia

«Encontro de culturas e religiões: Diálogo das diferenças e Juventude» reúne jovens e representantes religiosos, em Espinho

Abordadas questões como representatividade, tolerância, igualdade de género, ambiente e luta contra a pobreza.

04/07/2023

Em antecipação à Jornada Mundial da Juventude, o IPDJ promoveu uma sessão para jovens sobre diálogo inter-religioso, centrada em abordagens que incluíram temas como valores fundamentais, igualdade de género, ambiente e luta contra a pobreza. A sessão decorreu no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), em Espinho, integrado no segundo dia do evento «CPLP: Diáspora e Juventude em Portugal I 2023 Participação, desafios e oportunidades».
 
O evento contou da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz   e da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes que abriam este segundo dia de trabalho. Seguiu-se a intervenção de D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023, com a apresentação das mesmas.
 
Participaram os/as jovens que integraram os trabalhos do dia anterior. As exposições e reflexões dos oradores convidados para a mesa redonda «Encontro de culturas e religiões: Diálogo das diferenças e Juventude», foram ao encontro do interesse dos/as jovens, tendo suscitado diferentes questões.
 
Estiveram presentes neste momento de debate, Joaquim Moreira, representante da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Padre Peter Stilwell, da Igreja Católica Apostólica Romana - Patriarcado de Lisboa, Suryakala Chagganlal, da Comunidade Hindu de Portugal, Tiago Aragão, representante da Aliança Evangélica Portuguesa e Vera Ferreira, da King Abdullah Bin Abdulaziz International Centre for Interreligious and Intercultural Dialogue.
 
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia encerrou o evento, agradecendo a presença de todos/as, considerou-o um sucesso pelos momentos de partilha, que muito enriqueceram todos/as os/as participantes. 
 
Deixou ainda a novidade de uma próxima alteração legislativa que vai permitir a representação dos jovens emigrantes em Portugal, bem como das áreas do ambiente e pessoas com deficiência, no Conselho Consultivo da Juventude, uma plataforma de consulta do Governo para a construção de políticas dirigidas aos/as jovens.
 
Concluindo a sua intervenção, João Paulo Correia dirigiu as suas palavras aos/às jovens presentes, considerando, depois de dois dias de trabalho intensos: «saem daqui cidadãos mais ativos e com a responsabilidade acrescida de serem embaixadores da tolerância, onde quer que estejam».
 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>