notícia

Dia Europeu da Informação para Jovens: #WalkTheTalk - Eleições Europeias

No dia 17 de abril, a ERYICA, com os seus membros, assinala este dia e o seu aniversário em toda a Europa.

27/03/2024

A Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para Jovens (ERYICA) e todos os seus 43 membros espalhados por 27 países europeus, assinalam a 17 de abril o Dia Europeu da Informação para Jovens. Este ano integrada na campanha #WalktheTalk - de sensibilização para a participação ativa da juventude nas eleições europeias. As comemorações decorrem de 8 a 26 de abril, e a respetiva dinamização em Portugal é responsabilidade do IPDJ.

Esta ocasião especial serve para aumentar a consciencialização sobre o direito dos jovens ao acesso a informação completa e fiável, bem como para reconhecer o trabalho dos profissionais de informação juvenil.

Em 2024, espera-se que cerca de 4 mil milhões de pessoas – quase metade da população mundial – votem em 76 países. Este ano marca o auge da democracia, com eleições importantes em potências influentes como os Estados Unidos, a Índia, a União Europeia, a Indonésia, o México ou Taiwan.

O epicentro desta democracia global serão as eleições europeias de 6 a 9 de Junho, quando 400 milhões de cidadãos serão chamados às urnas. Estas eleições são acompanhadas por outras eleições nacionais e regionais em 37 países europeus.

Em Portugal as eleições europeias ocorrem a 9 de junho.

Ao centrarmo-nos na democracia este ano, pretendemos inspirar os jovens a compreender o seu papel essencial na tomada de decisões coletiva. O Dia Europeu da Informação para os Jovens torna-se uma oportunidade para capacitar as gerações futuras, incentivar o pensamento crítico e celebrar a diversidade de vozes que ajudam a moldar o nosso presente e futuro partilhados.

Ao abraçar a democracia como força motriz, cultivamos uma geração informada e empenhada, pronta para exercer o seu poder democrático com confiança e responsabilidade.

Ao escolher este tema, esperamos inspirar os jovens a envolverem-se ativamente no diálogo democrático, a tomarem decisões informadas e a tornarem-se cidadãos esclarecidos e responsáveis.

A diversidade de pontos de vista e experiências dos e das jovens é um bem inestimável para a nossa sociedade. Ao celebrar a democracia, estamos a celebrar a capacidade dos jovens de influenciar positivamente o seu ambiente e de participar ativamente na construção de comunidades fortes e vibrantes.

Convidamos todas as entidades que trabalham com e para jovens, educadores jovens, decisores políticos a participar na nossa campanha comum nas redes sociais, de 8 a 26 de abril e a partilhá-la nas respetivas comunidades! 

A campanha é sobretudo dinamizada nas redes sociais:

  • com as hashtags europeias #EYID24 e #WalkTheTalk e
  • em Portugal também com a hashtag #DEIJ24.  
  • o objetivo é também marcar-nos nos respetivos perfis no Facebook, Instagram e Twitter.

Mais informação e acesso a documentos, aqui

 

Contatos

Email

comunicacao@ipdj.pt

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>