notícia

Dia do Associativismo Jovem 2022 assinalado em todo o país

Dar voz, palco e espaço à visão, talento e empreendedorismo jovem tendo como protagonistas as organizações de Juventude.

26/04/2022

O Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) levam a cabo um conjunto de eventos e iniciativas a que deram o nome «Palco Jovem – Modo: Liga-te», em todo o país, por forma a assinalar o dia 30 de abril, data particularmente relevante para o setor da juventude, em que se assinala a criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ) através do Decreto-Lei nº191/74, que teve como propósito promover a capacitação do movimento associativo.

O Dia do Associativismo Jovem assinala-se desde 2002 e visa reforçar a importância do associativismo como escola de cidadania participativa e veículo de aprendizagem social, sublinhar o papel das pessoas jovens na promoção dos valores democráticos, reconhecer e promover a atividade do movimento associativo jovem e estimular nos/nas jovens o gosto pela intervenção cívica e fomentar os valores e competências adquiridas na atividade associativa.

O «Palco Jovem» 2022, cujo mote é «Modo: Liga-te», não se traduz num espaço físico, mas num momento para valorizar a visão, o talento e o empreendedorismo jovem que se materializa e potencia através das associações juvenis, concretizando o princípio da definição de políticas de juventude na perspetiva dos direitos.

Estas comemorações, integradas nas atividades do Ano Europeu da Juventude e da Campanha do Conselho da Europa «Democracia Aqui, Democracia Agora», objetivam-se na realização de cinco ações concertadas nas regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, serão envolvidos os/as jovens, os/as representantes governamentais, autarcas e os/as representantes não governamentais - FNAJ e CNJ - num diálogo com jovens, adequado a especificidade de cada região, que celebre, em pleno, todas e todos aqueles que contribuem durante todo o ano para a dinâmica e vitalidade destas organizações geradoras de um efetivo impacto social nas suas comunidades.

As comemorações do Dia do Associativismo Jovem 2022 têm como intuito reconhecer o papel dos/as jovens na sociedade, que assumem o compromisso de mudar o mundo a sua volta, e das escolas de cidadania, voluntariado e liderança jovem que são as suas organizações.

Conheça os programas dos eventos regionais:

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>