notícia

10.º Aniversário do Centro de Juventude de Lisboa

Dez anos na promoção dos direitos humanos, democracia, cidadania e participação ativa das pessoas jovens.

05/07/2024

Foi no dia 1 de julho de 2024, que o Centro de Juventude de Lisboa (CJL) assinalou dez anos com o selo de qualidade do Conselho da Europa, celebrando uma década dedicada à promoção dos direitos humanos, da democracia, da cidadania e da participação ativa das pessoas jovens.

Para este aniversário especial, foi programado um conjunto de atividades, de 1 a 6 de julho, que contaram com a colaboração de jovens e parceiros do CJL, com destaque para o dia 4 de julho, que contou com as seguintes atividades:

  • Fórum «Cidadania Digital: Direitos, Internet e IA em Diálogo», com dois painéis, que permitiu a reflexão sobre os desafios e oportunidades do mundo digital na vida das crianças e jovens, com foco no equilíbrio entre os direitos humanos online, o uso da Internet e da IA, que contou com a intervenção de Ivone Patrão, psicóloga clínica e da saúde, terapeuta familiar e de casal, docente e investigadora e autora de projetos, artigos científicos e livros, Telmo Silva, fundador da associação sem fins lucrativos Grow uP Esports e criador dos projeto Grow uP Academy e da primeira Arena Grow uP, e dos jovens João Brás e Simão Dias, com experiência em programas de voluntariado jovem do IPDJ e projetos internacionais.
  • Mesa-redonda «The Circle Chat - An open-line with Youth Centres», moderada por Bruno António, diretor executivo da DYPALL Network, parceiro do CJL, que contou com a intervenção de Jorge Orlando Queirós, presidente do Comité Diretor Europeu para a Juventude do Conselho da Europa, Marcos Andrade, diretor executivo adjunto do Centro Europeu da Juventude de Budapeste, do Conselho da Europa, Lana Pasic, responsável por investigação e políticas de juventude na Youth Partnership (parceria entre a Comissão Europeia e o Conselho da Europa na área da juventude) e de Fernanda Brito, coordenadora do CJL. Esta iniciativa contou ainda com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro, da vice-presidente do IPDJ, Selene Martinho, da diretora regional de Lisboa e e Vale do Tejo, Eduarda Marques, jovens e de diversos parceiros do CJL, entre outras entidades.
  • Bootcamp IX «#DIREITOATERDIREITOS - Youth Tools for Happiness», a decorrer no CJL, de 4 a 6 de julho, onde a cidadania e a participação jovem, e o bem-estar físico e mental estarão em destaque ao longo dos três dias, e que conta com a participação de 32 jovens, com idades entre os 16 aos 25 anos.

Ainda neste dia, foram inauguradas a sala Miranda Ferreira, em honra de Francisco António Miranda Ferreira, Mestre em Ciências da Comunicação, formador e técnico responsável pelo Gabinete de Audiovisuais deste Centro, desde 1983 até 2019, no tempo do FAOJ, IJ, IPJ e do agora IPDJ e a Linha do Tempo do CJL, que conta a história do CJL ao longo de uma década.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>