notícia

«Cuida-te +»: Semana da Saúde Mental - Dia Aberto IPDJ Guarda

Comemorações no IPDJ da Guarda do Dia Mundial da Saúde Mental.

14/10/2022

No 13 de outubro comemorou-se no IPDJ Guarda, o Dia Mundial da Saúde Mental, uma iniciativa do Gabinete de Saúde Juvenil do Programa «Cuida-te +».

Esta ação visou, por um lado, sensibilizar para a importância dos cuidados relativos à saúde mental e, por outro lado, dar a conhecer aos jovens o Programa «Cuida-te +» e as instalações nas quais funciona o Gabinete de Saúde Juvenil da Guarda.

Aproveitando a afluência de jovens ao IPDJ durante os intervalos escolares, foram organizadas e dinamizadas atividades de curta duração, passíveis de serem executadas no tempo que os jovens tinham disponível.

 As dinâmicas estiveram estruturadas em estações ao longo de um percurso previamente definido a realizar pelas instalações dos Serviços do IPDJ da Guarda.

Entre as atividades, destacam-se:

  • «Saúde Mental é…» - os/as jovens escreviam numa cartolina uma palavra que fosse representativa da noção de saúde mental para cada um/a;
  • «Keep Calm... Pára, Respira e Recomeça» - estação na qual seriam aprendidas e praticadas técnicas de respiração em grupo;
  • «Sou Grat@ por...» - cartolina na qual os/as jovens refletiram e partilharam coisas pelas quais são gratos/as;
  •  Competição Kahoot «Cuida-te +: Sabe + e ganha +»  - perguntas estilo «quiz» e verdadeiro/falso que de forma mais entusiástica incentivou a discussão em grupo acerca de alguns tópicos gerais alusivos ao dia (quem pode ir ao/à psicólogo/a, hábitos saudáveis, emoções, ansiedade, tristeza vs depressão, entre outros);
  • «Degustação consciente – uma forma de abrandar» - uma estação final que visava o foco no momento presente para desta forma ajudar a reduzir os impactos das preocupações face ao futuro e de angústias face a situações passadas.

No final foram ainda distribuídos porta-chaves feitos à mão com as cores do logotipo do «Cuida-te +» com uma «frase mistério» aleatória, para levarem como lembrete da importância da saúde mental no dia-a-dia de cada um.

Todas as dinâmicas realizadas tiveram como intuito munir as pessoas jovens  com ferramentas de autocuidado e estratégias de gestão de emoções.

A ação foi dinamizada pelos/as técnicos/as do IPDJ, pela psicóloga em Ano Profissional Júnior que presta serviço no «Cuida-te +» ao abrigo dos protocolos de colaboração com a Aventura Social - Associação e a Ordem dos Psicólogos Portugueses. 

Contatos

Email

mailguarda@ipdj.pt

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>