notícia

Cuida-te – Medida 2 | Intervenção Comunitária: 13 projetos de intervenção

Alicerçados na comunidade, visam promover a saúde mental e o bem-estar emocional de jovens.

25/09/2025

No início de setembro tiveram início, no programa Cuida-te, as primeiras ações dos projetos selecionados no âmbito da Medida 2 – Intervenção Comunitária.

São 13 projetos de intervenção, alicerçados na comunidade, com duração de 12 meses, que visam promover a saúde mental e o bem-estar emocional de jovens, especialmente através da prevenção de fatores de risco e da promoção de fatores de proteção, intervindo em grupos e contextos específicos (desde o familiar ao comunitário).

São intervenções que se pretendem baseadas na evidência científica, que nos indica que a prevenção eficaz deve começar cedo, envolver múltiplos níveis de influência e integrar metodologias que tenham já dado provas de que funcionam.

Pretende-se, com esta medida pioneira, valorizar o que é feito localmente – isto implica a mobilização e a organização dentro da comunidade e convoca também para o trabalho em rede, em que se privilegia a conjugação de esforços.

Apela-se, com ela, ao trabalho continuado e estruturado e recorre-se ao trabalho em vários contextos e grupos-alvo complementares - embora os jovens sejam os destinatários diretos da intervenção, é fundamental envolver também os seus contextos significativos – pais, professores, pares e a comunidade alargada.

E isto porque estes agentes desempenham um papel crucial na criação de ambientes que promovam a resiliência, estrutura emocional, oportunidades de participação ativa e modelos de comportamento saudáveis.

Aceda aqui à sistematização dos 13 projetos em causa.

Atualizado em: 17/10/2025

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.