notícia

Criado Grupo de Trabalho para as políticas públicas em matéria de igualdade no desporto

Leila Marques coordena o grupo de trabalho que tem como missão elaborar Plano de Ação para a Igualdade de Género no Desporto (2023-2026).

04/08/2022

Foi publicado o Despacho n.º 9549/2022, de 4 de agosto que cria o Grupo de Trabalho com a missão de apresentar contributos e recomendações para as políticas públicas em matéria de igualdade no desporto. O Grupo de Trabalho é coordenado por Leila Marques Mota, médica e vice-presidente do Comité Paralímpico de Portugal que, tendo sido atleta paralímpica, exerceu igualmente as funções de presidente da Comissão das Mulheres do Desporto do Comité Olímpico de Portugal e foi chefe da Missão Paralímpica Tóquio 2020.

Os obstáculos a uma igualdade plena apresentam-se transversalmente no desporto são um reflexo dos desafios que enfrentamos enquanto sociedade e do impacto da estereotipia e dos papéis sociais de género. Torna-se, portanto, necessário promover medidas com vista a assegurar uma maior participação e envolvimento das mulheres e das raparigas na prática desportiva, enquanto atletas ou praticantes, treinadoras, árbitras ou juízes, e em posições de liderança no desporto nacional.

Os objetivos deste Grupo de Trabalho visam:

  • Sistematizar a informação e realizar um diagnóstico da situação em matéria de igualdade de género no desporto em Portugal;
  • Refletir acerca dos mecanismos europeus em matéria de igualdade no desporto designadamente o Plano de Ação do Grupo de Alto Nível da Comissão Europeia para a Igualdade de Género no Desporto (2022);
  • Identificar áreas prioritárias e necessidades de intervenção;
  • Realizar, num prazo de seis meses a contar da data da publicação do presente despacho, um relatório final que inclua uma proposta de Plano de Ação para a Igualdade de Género no Desporto (2023-2026).

O Grupo de Trabalho é constituído por:

  • Um/a representante designado/a pelo membro do governo responsável pela juventude e desporto;
  • Um/a representante designado/a pelo membro do governo responsável pela igualdade e migrações;
  • Um/a representante do IPDJ, I. P.;
  • Um/a representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género;
  • Um/a representante do Comité Olímpico de Portugal;
  • Um/a representante do Comité Paralímpico de Portugal;
  • Um/a representante da Confederação do Desporto de Portugal;
  • Um/a representante da Federação Portuguesa de Futebol.

 

Conheça o diploma na íntegra aqui

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>