Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, decorreram, de 12 a 15 de março, em formato digital, a partir de Vila Nova de Gaia, a Conferência de Juventude da União Europeia e a Hackathon de 48 horas Solve the Gap, com organização do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Juventude (CNJ).
Tendo como lema Juventude para a Europa, Europa para a Juventude: Espaço para Democracia e Participação, cerca de 150 delegados jovens e ministeriais, e representantes de instituições europeias do setor da juventude, trabalharam durante quatro dias, em sete grupos de trabalho, visando propor medidas e ações objetivas para atingir as metas do Objeto Europeu para a Juventude n.º 9 Espaço e participação para todos.
Nos grupos de trabalho, os participantes tiveram oportunidade de dialogar com decisores políticos de Portugal, Alemanha e Eslovénia, e com representantes do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e do Conselho da Europa.
Entre as várias propostas, os participantes elegeram as seguintes como prioritárias:
Quanto à Hackathon de 48 horas Solve the Gap, decorreu com uma metodologia que visou estimular o uso de ferramentas digitais para aproximação dos jovens aos decisores políticos. Organizada pelo Conselho Nacional de Juventude e o Ministério de Educação, decorreu na plataforma portuguesa de inovação e hackathons digitais Taikai.
Durante 48 horas, jovens inovadores e empreendedores de toda a Europa competiram para ganhar um prémio de 10 000€, desenvolvendo para tal uma ferramenta digital de participação juvenil.
No evento participaram cerca de uma centena de jovens, de 15 países. A equipa vencedora foi a European Youth Energy Network (EYEN), com o projeto European Policy Hub, que irá receber o prémio para continuar a desenvolver a ferramenta, que será integrada no Portal Europeu de Juventude.
Esta iniciativa contou com o alto patrocínio da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura e Juventude, Mariya Gabriel e com o apoio de várias empresas e parceiros nacionais e europeus.
Aceda aqui ao documento das conclusões.
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.