notícia

Cerimónia de assinatura dos contratos-programa Olímpico e Paralímpico

O valor do apoio para os Programas de Preparação Olímpica e Paralímpica é de 31,2 milhões de euros para o período 2022-2025.

14/10/2022

O Instituto Português do Desporto e Juventude assinou esta tarde, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, na presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia e da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, os contratos-programa com o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal com vista à preparação para os Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

O valor global do apoio é de 31,2 milhões de euros, sendo 22 milhões referente ao contrato-programa do Comité Olímpico e 9,2 milhões para o Comité Paralímpico, para o período de 2022-2025. Estas verbas incluem os Programas de Preparação Olímpica (PPO) e Paralímpica (PPP). Para esses Jogos, adiados um ano devido à pandemia, houve um reforço de quatro milhões de euros para os olímpicos, e nos paralímpicos a verba teve um acréscimo de 1,2 milhões de euros.

Na sua intervenção, a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, destacou «aumento histórico» nas verbas para Paris2024 e referiu que «este foi dia de prestarmos o nosso reconhecimento e agradecimento a quem todos os dias trabalha para levar a esperança, a vontade e a capacidade de trazer tantas alegrias para Portugal» acrescentando que «o desporto é fator de inclusão e este é também um motivo de alegria para estarmos aqui hoje a celebrar estes contratos». «A assinatura destes dois contratos que nos levarão até Paris2024 é o sonho concretizado de um aumento histórico na preparação destes dois programas, para um total de 31,2 milhões de euros. Os montantes que conseguimos disponibilizar para o ciclo olímpico de Paris2024 resultam, por isso, do reconhecimento do trabalho extraordinário dos nossos atletas, dos seus treinadores, das federações desportivas nas diversas modalidades», declarou.

As verbas contemplam os seguintes objetivos, no que aos resultados dizem respeito:

Programas de Preparação Olímpica (PPO)

  • Não inferior a 4 posições de pódio;
  • Não inferior a 15 diplomas (entre o 1.º e o 8.º lugar);
  • Não inferior a 36 classificações entre os 16 primeiros;
  • Não inferior a 57 pontos entre os 8 primeiros;
  • Garantir a representatividade de pelo menos 17 modalidades participantes nos JO Paris 2024;
  • Aumentar para 80% o rácio entre Atletas integrados nos Níveis Medalhado, TOP Elite e Elite e selecionados para competirem nos JO Paris 2024;
  • Participação não inferior a 66 eventos de medalha;
  • Disputar o número de eventos de medalhas de forma equitativa em termos de género.

Programas de Preparação Paralímpica (PPP)

  • Não inferior a 4 posições de pódio;
  • Não inferior a 25 diplomas (entre o 1.º e o 8.º lugar); 
  • Aumentar para 65% o rácio entre atletas integrados no Projeto e os selecionados para competirem nos JP Paris 2024;
  • Assegurar que o rácio de participação de atletas do género feminino nos JP Paris 2024 não seja inferior a 30%.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>