notícia

Campanha Ibérica #NOFAKE | Notícias Falsas | «Abre a pestana!»

Resistir à desinformação através da literacia digital combatendo as notícias falsas, em campanha feita com e para jovens.

30/10/2020

Esta campanha é lançada pelo Grupo Ibérico-insular da ERYICA - Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para a Juventude, e conta como parceiros: IPDJ por Portugal, Andorra, Agència Catalana de Joventut, Institut Valencià de Joventut (IVAJ), Direcção-Geral da Juventude e Cooperação para o Desenvolvimento da Cantábria, Direcção-Geral da Juventude de Madrid, sendo liderada pelo Institut Balear de la Joventut (IBJOVE), das Ilhas Baleares.

 

Os objetivos  fundamentais do projeto são: 

  • facilitar elementos informativos e formativos para a promoção do pensamento crítico e o desenvolvimento da literacia para os media e a informação, a fim de aumentar o conhecimento dos jovens sobre a gestão da informação, e

  • desenvolver a responsabilidade e capacidade destes se defenderem da informação fabricada (notícias falsas) nas redes sociais e outros meios de comunicação online e offline.

 

O IPDJ acaba de disponibilizar o  recurso principal da campanha, o vídeo «Abre a pestana!», criado por um grupo de jovens, que junta música rap, letra e dança hip hop, abordando  problemática das notícias falsas.

A campanha dispõe também de diversos materiais informativos e educativos:  imagens, pósteres, infografias, memes, oficinas, etc. que estão a ser divulgados e disponibilizados entre 23/10/2020 e 23/06/2021.

Em Portugal esta campanha enquadra-se também no Projeto Centro Internet Segura, co-financiado pela Comissão Europeia.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>