notícia

Campanha «Dia Europeu da Informação para Jovens», de 28 de março a 17 de abril

«A Informação para Jovens dá(-te) poder. É um direito teu. Afirma-o!»

29/03/2022


No dia 17 de abril, a ERYICA, juntamente com os seus membros, de entre os quais o IPDJ, celebra o Dia Europeu da Informação para Jovens e o aniversário do ERYICA em toda a Europa.

O Dia Europeu da Informação para Jovens é uma ocasião especial para aumentar a consciencialização sobre o direito dos jovens ao acesso a informação completa e fiável ​​e reconhecer o trabalho dos profissionais de informação para jovens.

O ano 2022 é  dedicado à juventude. Um ano dedicado a quem tem o desejo de conquistar o mundo pelo bem social. Os/as jovens são o futuro da Europa, mas têm muito a dizer sobre as decisões de hoje!

Num ano em que tanto a Comissão Europeia como o Conselho da Europa vão centrar os seus esforços em dar voz às necessidades e direitos dos/as jovens e colocá-los na linha da frente, a Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para Jovens e os seus membros, não poderiam  fazer por menos. A ERYICA contará com a campanha do Dia Europeu da Informação para Jovens 2022 para defender o direito dos jovens à informação.

O lema da campanha europeia com início a 28 de março e até 17 de abril, é: A informação para Jovens dá(-te) poder. É um direito teu. afirma-o! 

Além de dar acesso a outros direitos, o direito à informação é uma ferramenta poderosa para aumentar a participação e preservar a democracia, os direitos humanos e as liberdades fundamentais. 

Vivemos em uma sociedade cada vez mais dividida, e a desinformação torna essa brecha cada vez mais profunda. Os/as jovens, como agentes de mudança, têm o direito de serem informados de forma objetiva e fiável, bem como o dever de fazer ouvir as suas opiniões e de se tornarem produtores responsáveis ​​de conteúdos.

Acreditamos que os jovens de hoje podem deixar uma marca importante na sociedade como fizeram as gerações anteriores. Por esse motivo, a primeira fase da campanha #EYID22 focar-se-á nos movimentos juvenis que mudaram a história. Através uma série de vídeos, mostraremos movimentos liderados por jovens do século passado e atual que foram o prelúdio de alguns dos direitos que temos hoje.

A segunda fase visa mostrar o leque de serviços oferecidos pelos centros/pontos de informação  para jovens no seu quotidiano. Demonstra como o direito de acesso a informação completa e fiável ​​é fundamental para o exercício de outros direitos, como educação, habitação ou saúde.


Siga a campanha nas nossas redes sociais, de 28 de março a 17 de abril, e partilhe-a com a sua comunidade! Use as hashtags #EYID22 #DEIJ22, e/ou marque @ERYICA e @IPDJip no Facebook, Instagram e Twitter. 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>