notícia

Projeto «Black Lives Matter» promove a denúncia de casos de racismo no desporto

O site do projeto possui um mecanismo de denúncia em estreita articulação com a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto.

19/04/2021

Em Portugal, 2019 e 2020 foram anos de intenso debate público sobre a questão da discriminação racial. O país assistiu a vários casos, dentre os quais se destacou o do jogador de futebol Moussa Marega, no decorrer de um jogo em Guimarães, no contexto do qual lhe foram dirigidos insultos racistas.

Nos últimos anos, o racismo e a violência policial com motivações racistas têm sobressaído como realidades preocupantes que afetam, de forma grave, a vida das pessoas racializadas. O assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, provocou uma mobilização global de indivíduos e instituições contra o racismo no país e no mundo, trazendo para o debate público a urgência de se unirem esforços com vista à sua erradicação.

A Associação Plano i, orientada em todas as suas ações para a promoção dos Direitos Humanos, viu aprovada, em 2020, a candidatura que submeteu à Fare Network, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e o Movimento SOS Racismo, no âmbito da linha de financiamento Black Lives Matter in Football. Nasceu assim, em agosto desse ano, o Black Lives Matter in Football – Matosinhos, que foi apresentado publicamente em setembro de 2020 na Semana Europeia do Desporto, promovida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I. P., entretanto nossa entidade parceira.

Para além da criação de um site que disponibiliza um acervo sobre as questões do racismo e da sua prevenção e combate, bem como um mecanismo de denúncia de casos de racismo no desporto, em estreita articulação com a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, o Projeto foi responsável pela realização do primeiro Estudo Nacional sobre o Racismo no Futebol em Portugal: Perceções e vivências.

Contatos

Telefone

+351 968 612 615

Email

direcao@associacaoplanoi.org

Redes Sociais

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>