notícia

COMO PODEMOS AJUDAR?


«Be Like an Athlete»: Questionário de Perfil Sociológico Social (SPPQ)

Traçar o perfil sociopsicológico de estudantes-atletas dos programas de carreira dual e contribuir para o desenvolvimento positivo de jovens.

18/05/2021

Foi lançado ontem em Portugal e, simultaneamente, noutros quatro países europeus, o questionário Social Psychological Profile Questionnaire (SPPQ) / Questionário de Perfil Sociológico Social, no âmbito do projeto europeu Be Like an Athlete – BLA.  Envolve uma equipa transnacional e transdisciplinar de Portugal, Espanha, Irlanda, Itália e Suécia, e  partilha conhecimentos em diversas áreas, como a Psicologia do Desporto, a Sociologia, a Pedagogia, as Ciências da Computação, a Educação Física e os Métodos de Pesquisa.

Liderado pelo consórcio ISMAI/IPMAIA, este projeto tem como parceiros lusitanos o Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e o Instituto Português do Desporto e Juventude, sendo os representantes estrangeiros o Consejo COLEF (Espanha), a Associazione Sportiva Dilettantistica Margherita Sport e Vita (Itália) a Universidade de Limerick (Irlanda) e a Umea Universitet (Suécia).

O projeto BLA combina os objetivos de traçar um perfil sociopsicológico de estudantes-atletas envolvidos em programas de carreira dual e contribuir para o desenvolvimento positivo de jovens. O propósito maior é melhorar e equilibrar os resultados desportivos e os resultados escolares daqueles que estão envolvidos em programas de carreira dual. Simultaneamente, através de uma melhor compreensão de seu perfil sociopsicológico, o BLA também visa reduzir o abandono desportivo dos jovens.

Este tópico do projeto está claramente alinhado com as políticas europeias no campo do Desporto e com a Estratégia Europeia 2020, sublinhando a necessidade de promover a implementação de programas de carreira dual. Os/as jovens atletas de carreira dual são considerados indivíduos que enfrentam a difícil tarefa de combinar suas carreiras desportivas com a educação (Comissão Europeia, 2012).

Em Portugal, os participantes aos quais será aplicado o SPPQ serão mais de meio milhar de alunos-atletas, entre os 14 e os 18 anos, de ambos os géneros, do projeto das UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar).

Estes alunos-atletas serão apoiados por 26 professores acompanhantes das 19 escolas da rede nacional. O controlo da execução do inquérito será efetuado através de uma base de dados, que será acompanhada diariamente pelo professor acompanhante e a qualidade da resposta será regulada por suporte de vídeo.

O período de resposta foi fixado até 28 de maio, para evitar os confrangimentos associados aos meses de junho e julho, estando previsto um controlo intermédio por parte dos coordenadores regionais ao fim de cada semana (21 e 28 de maio), das taxas de execução com sugestões de reforço, onde se vier a verificar necessidade.

Os resultados portugueses vão ser muito importantes, não só para o objetivo comum, mas também para o desporto nacional, para o programa UAARE e, principalmente, para os/as jovens alunos-atletas que o integram.

Finalmente, refira-se que a equipa do ISMAI/IPMAIA vai iniciar/antecipar as ideias para o design de uma aplicação para o telemóvel, uma das ferramentas que este projeto pretende produzir, com o objetivo de monitorizar o desenvolvimento das competências sociopsicológicas, que se constituirão como o perfil dos nossos jovens participantes.
 

Aceda aqui a mais informação.

Atualizado em: 25/05/2021

DJ Bot  (Em Treino)

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.