notícia

Arrancou o projeto NextGen

Projeto de ensino e incentivo à juventude na área do empreendedorismo.

30/01/2024

Arrancou ontem o projeto NextGen, desenvolvido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) que promove a operacionalização de um programa nacional de ensino e incentivo à juventude na área do empreendedorismo, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Este projeto, que visa a promoção do espírito empreendedor nas pessoas jovens, iniciou-se com uma fase piloto na Escola Secundária Gonçalves Zarco, em Matosinhos, com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Numa sala cheia de alunos e alunas, estiveram presentes neste evento Vitor Dias, Diretor da direção Regional do Norte do IPD; o presidente da ANJE, Alexandre Meireles; a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luisa Salgueiro; o vereador do Desporto, Nuno Matos; a presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo; o diretor da Escola Secundária Gonçalves Zarco, José Alberto Ramos; Vitor Pardal, coordenador do nacional do projeto UAARE e Carolina Souto, atleta do Programa UAARE.

Constituído por um roteiro nacional (inclui Regiões Autónomas), percorrerá 22 escolas secundárias dedicado à orientação e incentivo dos e das jovens na sua vocação cívica e empresarial.

Os/As jovens terão a possibilidade de obter recursos das oportunidades ligadas ao empreendedorismo e tomar conhecimento dos apoios e incentivos nacionais e europeus à sua disposição. De forma direta poderão igualmente questionar empreendedores/as de sucesso e obter o seu ponto de vista relativamente aos desafios do seu processo.

As sessões nas escolas, durante a fase piloto, vão decorrer durante todo o ano letivo, onde cerca de 6 000 jovens estudantes serão impactados com o programa que consistirá em sessões de 60 minutos constituídas por uma introdução ao tema, uma breve formação seguida da partilha de desafios, erros e vitórias partilhadas por empresários/as e a consequente retrospetivas e esclarecimento de dúvidas.

Atualizado em: 30/01/2024

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>