notícia

Apresentada a publicação «Os Jovens num mundo digitalizado»

Pretende ajudar técnicos de juventude, docentes, políticos e jovens líderes a aprofundar a cidadania e participação juvenil no mundo digitalizado.

20/02/2023

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) vai proceder à apresentação da versão portuguesa da publicação «Os Jovens num mundo digitalizado», volume quatro da série Perspetivas Sobre a Juventude, da Parceria Comissão Europeia/Conselho da Europa no Domínio da Juventude.
 
Esta apresentação teve lugar no contexto do Evento de Encerramento do Ano Europeu da Juventude, coorganizado pelo IPDJ e pelo Conselho Nacional de Juventude, no dia 26 de fevereiro, no Multiusos de Guimarães.

A publicação em língua portuguesa foi produzida pelo IPDJ, no âmbito do Projeto Centro Internet Segura, e constitui um recurso útil para ajudar técnicos de juventude, professores, responsáveis políticos e jovens líderes a aprofundar as questões da  cidadania e da participação juvenil no mundo digitalizado.

Algumas questões abordadas na publicação:

  • As redes sociais tornaram-se uma ferramenta eficaz na promoção da cidadania democrática e dos valores dos direitos humanos, permitindo aos cidadãos responsabilizar os governos, monitorizar as eleições e promover o debate político conjunto.
  • Os jovens comunicam de forma diferente, criam identidades que lhes permitem estar em vários locais ao mesmo tempo, e criam e desenvolvem comunidades online através de novos modos de participação com base na intervenção online e no clique-ativismo – as preferências dos nativos digitais por novas ferramentas de comunicação exigem uma nova abordagem às políticas para a juventude e novos mecanismos para os envolver nos processos de tomada de decisões.
  • Através de mensagens, e-mails, blogues e websites, a Geração Internet consegue criar novas formas de participação política e envolvimento cívico.
  • A Internet (como) uma ferramenta alternativa com um papel significativo e uma capacidade real para influenciar as políticas, até mais do que as instituições;
  • O trabalho de juventude desempenha um papel importante no avanço da democracia, cidadania e participação.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>