notícia

Como pode o desporto beneficiar dos Fundos Europeus da Política de Coesão

IPDJ e parceiros promovem ação de capacitação SHARE Initiative.

11/05/2023

No âmbito da Share Initiative, realizou-se no dia 10 de maio, a primeira ação de capacitação organizada pelo IPDJ e destinada aos técnicos das administrações públicas desportivas do continente e das Regiões Autónomas.

Durante o mês de maio, esta iniciativa lançada pela Comissão Europeia, regressa a Portugal para várias ações formativas. A primeira ação realizada, na Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, teve como objetivo alargar o conhecimento dos agentes desportivos no acesso a fundos de coesão e fazer o ponto de situação atual do Desporto nas estratégias de desenvolvimento nacional em Portugal.  Permitiu ainda desenvolver um processo de preparação para realizar novas ações em Portugal neste âmbito.

A SportHub: Alliance for Regional Development in Europe - SHARE Initiative pretende sensibilizar para o papel do Desporto e, por inerência, da atividade física no desenvolvimento ativo regional e local, promovendo ainda junto do restante ecossistema social, económico e de conhecimento, público e privado, que este papel possa ser devidamente tido em conta como parte da tomada de decisão política e de investimento a nível europeu, nacional e regional.

As próximas ações decorrem em Resende, no dia 18 de maio, no Auditório Municipal de Resende, organizada da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa e na Ericeira, nos dias 22 e 23 de maio, no Auditório da Casa Cultural Jaime Lobo e Silva – Biblioteca Municipal da Ericeira, organizada pelo Ericeira Surf Club.

Em todas será feita uma apresentação sobre como aceder ao financiamento europeu, especificamente, para os Fundos de Coesão Europeus, bem como exemplos de boas práticas. Cada uma das ações focará tópicos específicos, nomeadamente:

  • A formação a realizar em Resende vai centrar-se nos municípios e no papel do desporto no desenvolvimento regional. Além disso, focará as questões relativas às infraestruturas desportivas e à eficiência energética.

Link para inscrição aqui

  • A última ação de capacitação terá como foco o papel do Desporto e dos clubes, em parceira com os restantes agentes no desenvolvimento do turismo, incluindo uma perspetiva de sustentabilidade e inovação.

Link para inscrição aqui 

Estas iniciativas são abertas ao público, sendo a participação gratuita mediante inscrição. A sessão a realizar na Ericeira será ainda transmitida em direto via web nos canais de social media do Ericeira Surf Clube e da Mafra TV.

Contatos

Email

IPDJ - Divisão de Desporto para Todos: desportoparatodos@ipdj.pt

CIM do Tâmega e Sousa - Cláudia Costa: claudia.costa@cimtamegaesousa.pt

Ericeira Surf Club - Miguel Toscano: miguel.toscano.pires@gmail.com

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>