notícia

9.ª Geração do Programa Escolhas reúne dinamizadores/as comunitários/as

Estratégias, metodologias, programas, formação e recursos do IPDJ em debate nos dois dias de trabalho.

14/11/2023

O Programa Escolhas realizou um Seminário Inicial que juntou 72 dinamizadores/as comunitários/as da 9.ª Geração, nos dias 9 e 10 de novembro, em Leiria.

Trata-se de um programa governamental de âmbito nacional cuja missão é promover a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social e destina-se a todas as crianças e jovens, particularmente as provenientes de contextos com vulnerabilidade socioeconómica.

Sílvia Vermelho, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ presidiu à sessão de abertura deste seminário, tendo os trabalhos prosseguido com a realização da dinâmica «Estrelas Escolhas», onde cada dinamizador/a comunitário/a partilhou a sua apresentação e algumas informações, nomeadamente o nome do seu projeto, qualidades, o que mais gostam de fazer, entre outras. 

Nos dois dias de trabalho, os/as dinamizadores/as comunitários/as ficaram a conhecer os principais objetivos e metas do PE, os princípios estratégicos e metodológicos, os programas e recursos do IPDJ, bem como o plano de formação a implementar ao longo da atual geração.    

Recorde-se que este programa já beneficiou 460 mil crianças e jovens, através de 800 projetos em todo o país.

Face às edições anteriores, a 9.ª Geração do «Escolhas» conta com um reforço de projetos nas áreas da cultura, apostando na inclusão pela arte, e do desporto, dimensões fundamentais no desenvolvimento das crianças e jovens e na promoção da coesão social. 

Além disso, esta Geração também irá apostar no alargamento da duração de cada projeto, que passam a ter três anos, ficando alinhados com o calendário escolar, o que permite uma maior capacidade de concretização dos objetivos propostos, bem como do acompanhamento dos percursos educativos das crianças e jovens.
 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>