notícia

50.º aniversário do Centro de Medicina Desportiva do Porto

O Seminário «Desporto, Exercício Físico e Saúde» assinalou um cinquentenário dedicado ao apoio médico a atletas, à investigação e formação.

07/12/2023

No dia 7 de dezembro, o Centro de Medicina Desportiva do Porto celebrou 50 anos de existência através da realização do Seminário «Desporto, Exercício Físico e Saúde», no qual intervieram Pedro Antunes, Susana Póvoas, Jorge Teixeira, Rita Pereira e Ivone Carneiro, que trouxeram à reflexão a importância da Medicina Desportiva. O evento decorreu no Auditório da Casa do Desporto e culminou com o descerrar de uma placa comemorativa do aniversário.

Esta cerimónia comemorativa contou com a presença do vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Carlos Manuel Pereira, da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, de Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ, e de Carla Almeida, chefe de divisão do Centro Medicina Desportiva do Porto, entre vários/as autarcas e dirigentes de federações e associações desportivas, clubes e outras entidades e personalidades associadas ao Centro de Medicina, nomeadamente, o seu corpo clínico e demais trabalhadores/as, que não quiseram deixar de estar presentes para celebrar o passado, assinalar o presente e preparar o futuro  e o crescimento sustentável deste local de referência da Medicina Desportiva.

O Departamento de Medicina Desportiva (DMD), historicamente chamado «Centro de Medicina Desportiva» é uma unidade orgânica do IPDJ vocacionada para o apoio médico desportivo a atletas de Alto Rendimento, seleções nacionais, atletas federados/as e à população desportiva  quando referenciada pelo seu médico assistente. Em termos geográficos, o DMD tem sede em Lisboa e conta ainda com uma unidade orgânica no Porto, o Centro de Medicina Desportiva do Porto.

Da regular atividade do DMD destaca-se a colaboração com outras entidades, públicas e privadas, concretizada através de protocolos que resultam na elaboração de estudos no quadro científico.

Enquanto serviço público, constitui-se como a referência nacional da Medicina Desportiva ao nível da prestação de serviços clínicos especializados bem como no apoio a todas as entidades externas que necessitem de consultoria especializada, prestado por profissionais de elevada competência técnica e científica.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>