notícia

21.ª edição do Dia da Internet Mais Segura em retrospetiva

Dois dias de discussão, aprendizagem e experimentação em torno da Inteligência Artificial (IA).

08/02/2024

A 21.ª edição das comemorações do Dia da Internet Mais Segura, organizadas pelo Consórcio Centro Internet Segura (CIS), que o IPDJ integra, que teve lugar nos dias 6 e 7 de fevereiro, em Viseu, respetivamente  na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu e nos Serviços Regionais de Viseu do IPDJ, mergulhou fundo no mundo da Inteligência Artificial, explorando os seus desafios e oportunidades.

Desde os deepfakes até às aplicações associadas na Educação, que usam a IA, cada momento foi uma peça crucial nesta discussão.

Cada membro do Consórcio salientou em plenário a sua intervenção no âmbito da segurança e da cidadania digital, em particular em 2023.

Pelo IPDJ, o vogal do Conselho Diretivo Carlos Manuel Pereira, destacou o papel do IPDJ como membro do Consórcio na sensibilização para o uso da Internet de forma consciente e segura, também como espaço de liberdade e participação dos jovens. Mencionou o envolvimento de 59 jovens voluntários no país inteiro, que através de metodologias de informação, comunicação e educação inter pares dinamizaram 341 sessões de sensibilização, tendo chegado a 16 488 participantes (destes, 77% adolescentes, 12-18 anos), 15% crianças e 6% de jovens (18 aos 30 anos).

Em conclusão, estes números revelam também que ultrapassámos as metas previstas para 2023 em 65%, dado que prevíamos chegar 10 000. Bem como o interesse por temas relacionados com a digitalização, de que se destaca a IA.

De ressaltar também a intervenção do keynote de Manuel Dias, da Microsoft, que levou a refletir sobre os desafios que a Inteligência Artificial Generativa traz consigo, um sistema de IA capaz de gerar texto, imagens ou outros medias, em resposta a solicitações em linguagem comum. Como a IA generativa usa um modelo para aprender os padrões e as relações de um conjunto de dados de conteúdo criado por humanos, usando depois os padrões aprendidos para gerar novo conteúdo. 

A maneira mais comum de treinar um modelo generativo de IA é usar o aprendido supervisionado: o modelo recebe conteúdo criado por humanos e rótulos correspondentes. De seguida aprende a gerar conteúdo semelhante ao criado por humanos e rotulado com os mesmos rótulos.

Ressaltou as implicações da IA generativa o nível da educação, da economia, da ciência e da sociedade em geral, apelando, como conclusão, para a necessidade urgente de uma edução para a cidadania, onde as pessoas, e em particular os jovens, possam estar mais informados e conscientes sobre o papel da IA, sobre os seus contributos positivos para o dia a dia, mas também para o facto de a IA poder ser usada como ferramenta de manipulação de informação e desinformação, bem como todas as consequências sociais que tal pode trazer.

Já os painéis sobre «IA na educação e na manipulação de imagens como a forma de violência« trouxeram visões e conclusões abrangentes e perspicazes sobre estes temas  e, em conclusão, desde o alerta para situações de exposição online, que podem potenciar a manipulação de imagens, até às implicações negativas que a IA pode ter na vida dos cibernautas, mas, em particular, como a IA veio mudar a nossa relação com o digital e por isso com os outros.

Em suma, e como conclusões e mensagens finais desta parte do Programa, foi evidenciado o compromisso e o envolvimento de todos na promoção da segurança online.

Duas frases foram apontadas como resumo do dia: Uma vez na internet, para sempre na internet, lembrando-nos da importância da responsabilidade online e da permanência das nossas ações digitais; já sobre os riscos e benefícios da Inteligência Artificial: A IA veio para ficar e mudar o mundo, vamos aprender a conviver com ela.


Relativamente ao segundo dia das comemorações, que decorreram nos Serviços Regionais de Viseu do IPDJ, foram dinamizadas Oficinas com temáticas atuais «Internet Segura, de que damos nota em resumo.

Anatomia de um ataque: boas práticas de cibersegurança: aprofundámos os meandros da engenharia social e aprendemos as melhores práticas de cibersegurança para proteger as informações valiosas.
???? ?????: promovemos a libertação dos excessos digitais e uma pegada online consciente e saudável, desvendando quem tem acesso aos seus dados e como pode controlá-los.
?? ?? ?? ó???: ????? ? ???????? ?? ???????: oficina interativa organizada por jovens para jovens, onde abordámos temáticas como: ChatGPT, Limites da IA, Discurso de Ódio e Discriminação.
???????? ??????? ???? ????: destacámos a importância de dotar os pais com competências digitais para acompanhar os seus filhos num mundo digital em constante evolução.
???ó???? ????????? ? ?????????? ?????????????:
os participantes foram convidados a resolver atividades que envolveram a programação dos robôs, bem como, sobre os desafios que os dias de hoje são apresentados ao cidadão em contextos com a robótica e a programação.
????? ????: ?????? ?? ?çã? ???? ???-????? ???????: realçámos a importância da ação juvenil na promoção do bem-estar digital e do pensamento crítico num mundo cada vez mais digital.
? ????????????ç? ??? ???? ??????: aprendemos mais sobre segurança digital de forma divertida e interativa, criando e partilhando jogos enquanto nos protegemos das suas informações online.
??????çã? ?? ??? ???????á???? ?? ????????: explorámos narrativas poderosas para entender e prevenir comportamentos aditivos online.

Aceda aqui a mais informação sobre as comemorações do Dia.


 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>