notícia

10.º aniversário do Museu Nacional do Desporto

Desde 2012 a preservar o presente para memória futura.

12/07/2022

A 12 de julho de 2012, o Museu Nacional do Desporto, gerido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, inaugurava as suas novas instalações no Palácio Foz e abria ao público com a exposição «100 anos de participação portuguesa nos jogos olímpicos 1912-2012».

Com uma coleção de mais de 18 mil objetos catalogados tem como missões:

  • Preservar o património desportivo português, fomentando sua conservação, inventário, documentação, estudo e comunicação;
  • Compreender o desporto reconhecendo o valor educativo, social, cultural, económico, científico deste enquanto património nacional e universal;
  • Manter a Biblioteca Nacional do Desporto que disponibiliza ao público um acervo significativo de cerca de 60 000 itens registados sobre a história do desporto em Portugal.

Hoje, dez anos volvidos sobre a sua inauguração, depois de mais de 40 exposições, quase 300 eventos, mais de uma centena de visitas guiadas e quase 40 000 visitantes presenciais e muitos virtuais, o Museu olha cada vez mais para o futuro, sem esquecer o passado.

Além das exposições que tem patentes, no Palácio Foz e no Centro Desportivo Nacional do Jamor, irá em breve divulgar algumas exposições virtuais que está a preparar.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>