>
<

COMO PODEMOS AJUDAR?


Fotografia de jovens de costas a fazer caminhada por um caminho na floresta

Covid-19 | Juventude

Orientações e documentos úteis no âmbito da Covid-19



Medidas de Prevenção e Controlo em Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL)

O Centro de Atividades de Tempos Livres (ATL) é uma resposta social que proporciona atividades de lazer a crianças e jovens a partir dos 6 anos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, prática de atividades específicas e multiactividades.

O sucesso das medidas de Saúde Pública depende da colaboração de todos os cidadãos, das instituições e organizações, e da sociedade. Assim, neste documento constam pontos importantes na prevenção e controlo da transmissão da COVID-19 em CATL, assim como os procedimentos a adotar perante um caso suspeito.

Assim, nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, a Direção-Geral da Saúde emite a Orientação 032/2020 que pode ser consultada aqui.

 

Ordem dos Psicólogos disponibiliza recomendações dirigidas aos jovens no âmbito das transições escolares

A pandemia Covid-19 trouxe muitas mudanças a nível pessoal, profissional e académico, e com elas novas formas de aprendizagem e de relação com a escola. Por esse motivo, a Ordem dos Psicólogos elaborou uma série de recomendações para jovens que regressem às aulas presenciais ou que iniciem a procura ativa de trabalho.

A importância de manter hábitos de sono, de rotina e de alimentação saudáveis é transversal a todas as idades, e é essencial para a retoma da vida escolar e/ou profissional.

Destinadas a jovens de todos os graus escolares, as recomendações incluem também formas de lidar com a ansiedade, com a falta de motivação e/ou de energia, e ainda conselhos sobre como manter uma atitude positiva e confiante para enfrentar a nova normalidade.

Leia as recomendações aqui.

 

Recomendações e Medidas de prevenção da Covid-19 na Organização de Campos de Férias

O IPDJ, enquanto entidade pública reguladora da atividade de organização de Campos de Férias para jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, elaborou um documento de apoio ao desenvolvimento de campos de férias, de forma a minimizar o contágio e a propagação do coronavírus. Com o auxílio de exemplos práticos, este guia contém as principais medidas de prevenção, recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, que a entidade organizadora de campos de férias deve assegurar nos locais onde decorrem as atividades, visando permitir o funcionamento das entidades e, simultaneamente, minimizar o risco de contágio pela COVID-19. Documento disponível aqui

As entidades organizadoras devem estabelecer, com antecedência, o risco das diversas atividades, que podem ser categorizadas como «muito baixo», «baixo», «moderado», «elevado» ou «muito elevado». Fique a conhecer a Estratificação do Risco para o Planeamento de Atividades aqui.

Atualizado em: 15/06/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.