Juventude

COMO PODEMOS AJUDAR?


Fotografia de jovens de costas a fazer caminhada por um caminho na floresta

Covid-19 | Juventude

Orientações e documentos úteis no âmbito da Covid-19



Referencial Escolas – Controlo da transmissão de Covid-19 em contexto escolar

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou o «Referencial Escolas – Controlo da transmissão de COVID-19 em contexto escolar». O documento pretende apresentar, de uma forma simplificada, informação sobre a Covid-19, bem como as medidas a implementar por diferentes atores da comunidade educativa. O objetivo é servir como referencial de atuação para a prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2 no que respeita à gestão de casos, contactos e surtos de COVID-19 em contexto escolar.


As medidas apresentadas têm como base os princípios de evidência e conhecimento científico, bem como a evolução da situação epidemiológica, não dispensando, contudo, a consulta e cumprimento da legislação em vigor ou outras orientações específicas para os estabelecimentos de educação ou ensino, e em particular, as orientações emanadas do Ministério da Educação, relativas à organização do ano letivo 2020/2021.

 

Conheça o referencial aqui 

 

Portaria n.º 193/2020, de 10 de agosto

A nova portaria estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia causada pela doença COVID-19 no âmbito dos apoios financeiros atribuídos às associações de jovens no ano de 2020.

 

Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude – Edição Especial COVID-19

No sentido de reforçar o Diálogo Jovem de Base Local que a FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis tem vindo a protagonizar em parceria com as Autarquias, e em linha com o Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude, esta Federação apresenta o Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude – Edição Especial COVID-19 esperando ajudar a encontrar algumas respostas, medidas, ideias e ações que os Municípios possam desenvolver para apoiar os/as jovens e as suas organizações em tempos de pandemia Covid-19 e neste período de pós-confinamento.

Na prossecução dos seus objetivos, a FNAJ tem desenvolvido diversas ações e documentos de apoio adaptados à realidade que vivenciamos por forma a minimizar o impacto socioeconómico desta pandemia nas organizações de juventude.

Conheça e descarregue o Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude – Edição Especial COVID-19 aqui.

 

Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020

Este diploma estabelece medidas excecionais e temporárias para a organização do ano letivo 2020/2021, no âmbito da pandemia da doença COVID-19.

 

Medidas de Prevenção e Controlo em Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL)

O Centro de Atividades de Tempos Livres (ATL) é uma resposta social que proporciona atividades de lazer a crianças e jovens a partir dos 6 anos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, prática de atividades específicas e multiactividades.

O sucesso das medidas de Saúde Pública depende da colaboração de todos os cidadãos, das instituições e organizações, e da sociedade. Assim, neste documento constam pontos importantes na prevenção e controlo da transmissão da COVID-19 em CATL, assim como os procedimentos a adotar perante um caso suspeito.

Assim, nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, a Direção-Geral da Saúde emite a Orientação 032/2020 que pode ser consultada aqui.

 

Ordem dos Psicólogos disponibiliza recomendações dirigidas aos jovens no âmbito das transições escolares

A pandemia Covid-19 trouxe muitas mudanças a nível pessoal, profissional e académico, e com elas novas formas de aprendizagem e de relação com a escola. Por esse motivo, a Ordem dos Psicólogos elaborou uma série de recomendações para jovens que regressem às aulas presenciais ou que iniciem a procura ativa de trabalho.

A importância de manter hábitos de sono, de rotina e de alimentação saudáveis é transversal a todas as idades, e é essencial para a retoma da vida escolar e/ou profissional.

Destinadas a jovens de todos os graus escolares, as recomendações incluem também formas de lidar com a ansiedade, com a falta de motivação e/ou de energia, e ainda conselhos sobre como manter uma atitude positiva e confiante para enfrentar a nova normalidade.

Leia as recomendações aqui.

 

Recomendações e Medidas de prevenção da Covid-19 na Organização de Campos de Férias

O IPDJ, enquanto entidade pública reguladora da atividade de organização de Campos de Férias para jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, elaborou um documento de apoio ao desenvolvimento de campos de férias, de forma a minimizar o contágio e a propagação do coronavírus. Com o auxílio de exemplos práticos, este guia contém as principais medidas de prevenção, recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, que a entidade organizadora de campos de férias deve assegurar nos locais onde decorrem as atividades, visando permitir o funcionamento das entidades e, simultaneamente, minimizar o risco de contágio pela COVID-19. Documento disponível aqui

As entidades organizadoras devem estabelecer, com antecedência, o risco das diversas atividades, que podem ser categorizadas como «muito baixo», «baixo», «moderado», «elevado» ou «muito elevado». Fique a conhecer a Estratificação do Risco para o Planeamento de Atividades aqui.

Atualizado em: 07/09/2020

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.