Start to talk - Start to talk

COMO PODEMOS AJUDAR?


null Start to talk

Start to talk

Os adultos têm de quebrar o silêncio

07/11/2018

Start to talk é sobre adultos que, ao quebrarem o silêncio, dão voz às crianças. A campanha é um apelo do Conselho da Europa para que as autoridades públicas e o movimento desportivo, em particular, ponham fim ao abuso sexual infantil. Ao aderir a este convite, os governos, clubes desportivos, associações e federações, atletas e treinadores, comprometem-se a tomar medidas concretas para prevenir e responder ao abuso.

O lançamento da Campanha em Portugal foi promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), com organização do IPDJ, em parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e a Confederação Portuguesa de Associações de Treinadores.

 

 

Trabalhos realizados no âmbito da campanha 

O IPDJ tem promovido o fortalecimento do sistema de cooperação com diferentes organizações públicas e privadas, incluindo os estabelecimentos de ensino, as entidades representativas dos agentes desportivos, os clubes e as associações, no sentido de sensibilizar, formar e capacitar pessoas para agirem sempre que tenham conhecimento de situações de abuso sexual no Desporto.

Com este propósito, o IPDJ tem promovido a campanha «Start to Talk» e o desenvolvimento de recursos para utilização em sessões de sensibilização e capacitação.

No final de 2018, lançou a nível nacional a iniciativa, que assinalou em simultâneo o Dia Europeu para a Proteção das Crianças Contra a Exploração e Abusos Sexuais.

Em 2019 teve início o Roadshow desta campanha, que tem percorrido o território nacional, tendo como público alvo os Clubes e as associações desportivas locais, bem como os dirigentes, os atletas e os treinadores/as com vista a fazer um apelo para que estes diferentes agentes desportivos se comprometam a tomar medidas concretas para prevenir e responder ao abuso sexual de crianças no desporto.

A campanha tem ainda estado presente em eventos organizados por federações desportivas, junto de projetos do programa Escolhas e, no âmbito do PNED, de escolas secundárias.

 

Materiais produzidos

No sentido de sensibilizar o movimento desportivo para o abuso sexual de crianças e jovens no contexto do desporto e apelar para que contribuam com medidas concretas de prevenção e resposta ao abuso sexual contra crianças e jovens no desporto, disponibilizamos os seguintes recursos:

  • Vídeo da campanha

 

 

  • Postal e tríptico «STOP ao abuso sexual de crianças e jovens no desporto»

 

O Kit de Formação foi desenvolvido com o objetivo de apoiar todos aqueles em posições de influência no desporto (dirigentes, treinadores, professores, pais, atletas mais velhos) na prevenção e resposta a situações de potencial violência sexual no desporto contra crianças e jovens. O objetivo é dotar todos os agentes desportivos de informação para que:

  • Sejam capazes de reconhecer os sinais;
  • Sejam capazes de responder de forma adequada e de encaminhar para os serviços de apoio e linhas de atendimento existentes;
  • Sejam capazes de implementar medidas de prevenção para evitar ou reduzir situações de risco.

O kit é composto por um conjunto de 6 fichas informativas:

  • Ficha 1 - Factos e números 

    • A ficha 1 apresenta factos e números, dando resposta a questões como: O que é a violência sexual? Com que frequência ocorre? Qual o impacto? Quem são as vítimas? E quem são os agressores? Quais os fatores de risco no desporto?

 

  • Ficha 2 - Quadros jurídicos e regulamentar 
    • A ficha 2 refere-se aos quadros jurídicos e regulamentares identifica as leis, convenções, quadros regulamentares, normas e boas práticas de apoio na prevenção e na resposta à violência sexual.

 

 

  • Ficha 4 - Como responder a alegações 
    • A ficha 3 e ficha 4 estão relacionadas com a proteção das vítimas, ou seja, perante situações concretas o que devemos fazer? Quais os sinais? Quais os indicadores de aliciamento ou comportamentos inadequados? A importância de códigos de conduta que estabeleçam o que é aceitável e inaceitável. Ainda no campo da proteção das vítimas, a ficha 4 apresenta informação sobre como podemos responder a situações ou alegações. Como reagir, o que fazer e não fazer, como atuar e quais os serviços de apoio.

 

  • Ficha 5 - Prevenir a violência sexual
    • A ficha 5 diz respeito à prevenção. Como avaliar o risco organizacional e os riscos relativos aos indivíduos, que medidas de prevenção devem ser implementadas.

 

 

 

Serviços de apoio

Os serviços destinados a apoiar crianças e jovens vítimas de violência sexual, as suas famílias e outras pessoas que possam ter sido afetadas são constituídos por um conjunto de entidades organizadas em rede, no sentido de dar uma resposta articulada e concertada, nomeadamente:

  • Serviços da Saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, psicoterapeutas/peritos em psicotraumatologia);
  • Serviços de Apoio Psicossocial (assistentes sociais, pro­fissionais de apoio à vítima e psicólogos);
  • Comissões de Promoção e Proteção de Crianças;
  • Organizações Não Governamentais de Defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos das Crianças.

 

 

Se precisar de apoio ou ajuda ligue!

 

 

Linha SOS Criança | 116 111

 

 

 

Linha da Criança | 800 20 66 56

 

 

 

Linha Emergência Social | 144

 

 

Linha Apoio à Vítima | 116 006

Atualizado em: 28/04/2023

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.