Workshops de literacia para a saúde | Áustria - Workshops de literacia para a saúde | Áustria

null Workshops de literacia para a saúde | Áustria

Workshops de literacia para a saúde | Áustria

Promover a literacia para a saúde, empoderando jovens a tomar decisões saudáveis e a lidar com «fake news» sobre a COVID-19

13/04/2021

O serviço de informação austríaco LOGO desenvolve, desde 2018, workshops de literacia para a saúde, junto de escolas e de organizações de juventude, denominados “XUND entscheiden” (decidir saudavelmente). Estes, abrangem, em média, 750 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.

O objetivo destes workshops é promover a literacia para a saúde de jovens, usando diferentes métodos, para potenciar a pesquisa, a capacidade de análise, a avaliação e as competências de tomada de decisão sobre a sua saúde. 


A situação decorrente da atual pandemia possibilitou a passagem destes workshops do ambiente offline para o online. Assim, foi desenvolvido uma nova série de workshops visando o empoderamento de jovens para a tomada de decisões saudáveis em tempos de pandemia com recurso a atividades de fact checking (confirmação de verdade).

Durante os 50 minutos de workshops online, os/as jovens aprenderam métodos e técnicas para verificar diferentes teorias da conspiração e notícias falsas, sendo treinados/as para distinguir entre informação baseada em evidências e fake news, contribuindo para a sua familiarização com informação fidedigna, proveniente de diferentes fontes online e offline.

Durante o primeiro mês foram desenvolvidos mais de 20 workshops online, com a participação de mais de 500 jovens, empoderando-os para lidar com fake news sobre a COVID-19. 

 

Esta atividade foi considerada pela Agência Europeia de Informação e Aconselhamento de Jovens ERYICA como uma boa prática a nível europeu.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>