Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
No Dia Mundial da Árvore, o IPDJ lança o programa de «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas. Esta iniciativa promove práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.
Nas anteriores edições do programa foram apoiados 1 683 projetos, executados por 1 154 entidades e contabilizando cerca de 16 644 participações de voluntários/as jovens.
As entidades promotoras, podem candidatar-se entre 21 de março e 30 de outubro. São elegíveis as:
Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem;
Câmaras Municipais;
Corporação de Bombeiros;
Entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas;
Entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais;
Estabelecimentos públicos de ensino;
Estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na legislação enquadradora do voluntariado, nomeadamente o previsto na Lei n.º 71/98 de 3 de setembro;
Juntas de Freguesia;
Outras entidades, que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa, mediante despacho do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.
O programa destina-se a jovens entre os 14 e os 30 anos que estejam interessados em participar em atividades de voluntariado em áreas protegidas, parques naturais, reservas naturais, entre outras áreas de interesse ecológico. Os/as voluntários/as terão a oportunidade de contribuir para a promoção de boas práticas ambientais e de valorização do património natural e cultural, adquirindo novas competências pessoais e profissionais.
As atividades a desenvolver no âmbito do programa (no máximo três por projeto), são:
Nota: Antes de realizar a candidatura deve:
Ler o Regulamento deste Programa;
Realizar, tendo presente as atividades elegíveis e os objetivos do Programa, um diagnóstico das necessidades da sua comunidade;
Pensar em tarefas que permitam aos jovens voluntários adquirir competências;
Aferir a possibilidade de parcerias com entidades locais, que valorizem o seu projeto.
Na realização da candidatura deve:
Estabelecer objetivos, indicadores e metas tangíveis e mensuráveis;
Ler as informações disponíveis no formulário;
Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimento, contactar os nossos serviços regionais ou centrais.
O Estado reconhece o valor social do voluntariado, como expressão do exercício livre de uma cidadania ativa e solidária, pelo que o IPDJ legitima o voluntariado como espaço fundamental de aquisição de saberes, certificando, por isso, as atividades de voluntariado e permitindo que essa aquisição de saberes possa ser identificada pela sociedade como uma mais-valia para o enriquecimento pessoal e curricular dos/as jovens.
Está em nós, cuidar da Natureza.
O Instituto Português do Desporto e Juventude em articulação com as suas Direções Regionais assinalam este Dia Mundial da Árvore com a realização de atividades, de Norte a Sul do país, direcionadas a entidades e jovens como forma de sensibilizar para uma participação mais responsável e sustentável.
Programas das atividades de Norte a Sul do país.*
Recursos
Redes
Stories
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.