Programa «Associa-te»: candidaturas 2025 decorrem de 27 de março a 27 de junho - Programa «Associa-te»: candidaturas 2025 decorrem de 27 de março a 27 de junho - IPDJ

Programa «Associa-te»: candidaturas 2025 decorrem de 27 de março a 27 de junho - Programa «Associa-te»: candidaturas 2025 decorrem de 27 de março a 27 de junho

null Programa «Associa-te»: candidaturas 2025 decorrem de 27 de março a 27 de junho

Programa «Associa-te»: candidaturas 2025 decorrem de 27 de março a 27 de junho

IPDJ apoia associações de estudantes com materiais e equipamentos para dinamizar projetos e atividades de cidadania, inclusão e participação nas escolas.

27/03/2025

Estão abertas, entre 27 de março e 27 de junho de 2025, as candidaturas ao Programa «Associa-te», uma iniciativa do IPDJ que visa apoiar associações de estudantes do ensino básico e secundário, inscritas e ativas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ).

O programa tem como objetivo incentivar e valorizar a intervenção das associações de estudantes, promovendo projetos e atividades que envolvam a comunidade escolar, incentivem aprendizagens não formais, fomentem a cidadania ativa e estimulem o espírito crítico e criativo dos jovens.

Através deste apoio, o IPDJ atribui materiais e equipamentos, nomeadamente:

  • Artigos desportivos;

  • Material informático;

  • Material de fotografia,

  • Material de som;

  • Televisão e vídeo.

Em 2025, a dotação orçamental disponível é de 9 000 euros, sendo o valor máximo de apoio de 500 euros por associação. Cada associação pode apresentar apenas uma candidatura por ano, relativa a um projeto/atividade(s) a desenvolver no ano letivo em curso.

As candidaturas devem ser submetidas em formato digital, através do formulário online, e acompanhadas da declaração de validação da direção do respetivo estabelecimento de ensino.

A avaliação das candidaturas será feita com base numa grelha de pontuação que valoriza, entre outros critérios:

  • A relevância face necessidades/preocupações dos/as jovens

  • O contributo da proposta para a comunidade envolvente:

  • A melhoria das sociabilidades na escola;

  • A relevância face às necessidades/preocupações dos/as jovens

  • A capacidade de mobilização da comunidade escolar;

  • A visibilidade pública e o impacto da proposta

Com esta iniciativa, o IPDJ reforça o seu compromisso com a promoção do associativismo jovem, reconhecendo as associações de estudantes como agentes fundamentais para uma escola mais democrática, inclusiva e participativa.

Saiba mais, aqui.

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


DJ Bot  (Em Treino)

x

SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.