Janela de chat
- Mover-se entre itens na janela de chat
- Tecla de tabulação
- Shift + tecla de tabulação
- Efetuar ação
- Tecla Enter
A Universidade Católica Portuguesa acolheu, ontem, a cerimónia de homenagem a Manuel Sérgio, tendo a sessão contado com a presença do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, da reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil e das vogais do Conselho Diretivo do IPDJ, Lídia Praça e Carla Silva. Constituiu também um espaço de encontro emotivo e reverência, com a presença de familiares diretos - mulher, filhos e netos do homenageado -, amigos de vida e estudiosos de Manuel Sérgio.
Assinalou-se a vida e obra e também a origem e a importância da Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência.
Nascido em Lisboa a 20 abril de 1933, foi filósofo, professor, educador, ativista e político português. Reconhecido como um dos mais inovadores e «revolucionadores» pensadores do desporto em Portugal, com uma vasta e influente obra, amplamente debatida e aclamada por muitos seguidores.
Lídia Praça destacou, no seu discurso de abertura e em homenagem, a figura e o homem que foi Manuel Sérgio, todo o processo que levou, em 2018, à ideia da criação da cátedra na Universidade Católica com a designação de Cátedra Manuel Sérgio - Desporto Ética e Transcedência, tendo associado essa génese ao poeta Fernando Pessoa: «quando - o homem sonha, a obra nasce - e nasceu, em 2019, com o apoio do IPDJ».
Enfatizou todo o trabalho que foi desenvolvido nessa senda, desde o apoio a investigadores que trabalham sobre o tema «desporto, ética e transcendência»; passando pelo desenvolvimento da coleção «Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência»; a realização anual de um Seminário e a realização de Conferências, por exemplo sobre «culturas desportivas», em que se aprofunda a ligação entre a cultura, a estética e o desporto, através do cinema.
Destacou, por último, a « certeza de podermos dizer que esta cátedra se situa na vanguarda da reflexão do desporto sob o olhar da motricidade humana de Manuel Sérgio e que complementa uma reflexão, mais comum, do desporto ligado ao alto rendimento e à saúde»; tendo deixado o repto do compromisso com esta cátedra «para que o estudo do desporto continue a ser feito através de uma visão holística».
Da cerimónia, destacamos os momentos que marcam a continuação deste trabalho em torno do legado de Manuel Sérgio.
Foi assinando o contrato-programa entre o IPDJ e a Universidade Católica relativo à cátegra Cátegra Manuel Sérgio - Desporto Ética e Transcendência. Seguiu-se a exibição do documentário «Manuel Sérgio: biografia e dicionário de Ética e Desporto», com a curadoria de Gonçalo M. Tavares; e uma mesa redonda sobre o tema.
Por fim, o lançamento do livro «Desporto, Liberdade e Democracia» último volume da Coleção da Cátedra, editado pela UCP Editora, sob a coordenação de Alfredo Teixeira, Universidade Católica Portuguesa e de José Carlos Lima, Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Atualizado em: 17/03/2025
x
Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.