IPDJ entrega prémios da XIII edição do concurso literário «A Ética na Vida e no Desporto» - IPDJ entrega prémios da XIII edição do concurso literário «A Ética na Vida e no Desporto»

null IPDJ entrega prémios da XIII edição do concurso literário «A Ética na Vida e no Desporto»

IPDJ entrega prémios da XIII edição do concurso literário «A Ética na Vida e no Desporto»

Fomentar a expressão criativa e a reflexão ética entre os participantes, incentivar o desenvolvimento pessoal, contribuindo para uma sociedade mais justa e consciente.

06/06/2025

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), realizou no passado dia 5 de junho, a entrega de prémios da XIII edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”.

A cerimónia, que decorreu no Estabelecimento Prisional de Sintra, contou com a presença de diversas entidades parceiras e representantes institucionais, entre os quais Lídia Praça, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, José Lima, Coordenador do PNED, Orlando Carvalho, Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, e João Manuel Couto Guimas, Diretor do Estabelecimento Prisional de Sintra.

Durante o evento, Lídia Praça sublinhou a importância da iniciativa, afirmando: «Esta é uma iniciativa essencial na promoção dos valores éticos, incentivando a reflexão e a escrita entre jovens estudantes e a população prisional. Ao valorizar temas como o respeito, a justiça e a inclusão, contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e para a construção de uma sociedade mais ética através do desporto e da educação.»

Criado em 2012, o concurso contou com a colaboração de várias entidades, nomeadamente o jornal desportivo “A Bola”, a Direção-Geral da Educação/Desporto Escolar, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o Panathlon Clube de Lisboa, a Fundação do Desporto, bem como as Direções Regionais do Desporto dos Açores e da Madeira.

O concurso é dirigido a estudantes do ensino secundário de escolas públicas, privadas e cooperativas, bem como, desde 2014, à população prisional e a jovens dos centros educativos, fruto de um protocolo entre o IPDJ e a DGRSP.

Foram recebidos 380 trabalhos de todas as regiões de Portugal, incluindo os Açores e a Madeira. Destes, 39 chegaram à fase nacional - 32 do segmento de estudantes do ensino secundário e 16 do segmento de estudantes em estabelecimentos prisionais e centros educativos.

O júri da presente edição foi presidido por Jorge Rafael (DGE/Desporto Escolar) e integrou ainda Anabela Reis (Fundação do Desporto), Alexandre Pereira (“A Bola”), Filipe Arraiano (DGRSP), Teresa Rocha (Embaixadora da Ética no Desporto) e Mário Almeida (Panathlon Clube de Lisboa).

A lista completa dos premiados da XIII edição pode ser consultada aqui.

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.