II Encontro Regional 2026 «Escolhas em debate» decorreu no Centro de Juventude de LisboaUntitled NOTÍCIAS - II Encontro Regional 2026 «Escolhas em debate» decorreu no Centro de Juventude de LisboaUntitled NOTÍCIAS

null II Encontro Regional 2026 «Escolhas em debate» decorreu no Centro de Juventude de LisboaUntitled NOTÍCIAS

II Encontro Regional 2026 «Escolhas em debate» decorreu no Centro de Juventude de Lisboa

Dinamizado no âmbito do Programa Escolhas, promove o protagonismo juvenil, lideranças positivas e o contacto entre jovens de diferentes projetos.

25/02/2026

No passado dia 21 de fevereiro realizou-se, no Centro de Juventude de Lisboa, o II Encontro Regional 2026 Escolhas em debate, iniciativa promovida pelo Programa Escolhas, em articulação com a Associação Competências para a Vida.

Marcaram presença 15 projetos com cerca de cinco dezenas de jovens, acompanhados pelas respetivas equipas técnicas, num dia inteiramente dedicado à aprendizagem, partilha e participação cívica. Mais do que uma competição, os encontros Escolhas em Debate, afirmam-se como uma experiência educativa transformadora, promovendo o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de lideranças positivas e o contacto entre jovens de diferentes projetos e realidades.

Ao longo do encontro e mediante a definição de um tema comum, os/as participantes tiveram oportunidade de desenvolver competências de comunicação, pensamento crítico e argumentação, reforçar a autoconfiança e a capacidade de escuta, e experienciar o debate como ferramenta de cidadania ativa e participação democrática.

Dos 15 projetos participantes, foram selecionados quatro projetos, que passaram para a fase nacional que irá decorrer em maio em Coimbra - projeto Jump – E9G de Belmonte, os projetos CoolBRAVE – E9G e Espaço Talentus – E9G, da Amadora e Sintra, respetivamente e o projeto Moov+ – E9G de Lisboa.

A sessão foi encerrada por Fancisco Neves, diretor de Departamento de Programas de Juventude, e contou com o acompanhamento, ao longo do encontro, de Rui Dinis, chefe de Divisão de Programas Sociais da região de Lisboa e Vale do Tejo, Sul e Regiões Autónomas.

Este encontro reforça a importância da participação dos/as jovens nestas iniciativas, que continuam a ser espaços privilegiados de crescimento pessoal, social e cívico, alinhados com os valores e objetivos do Programa Escolhas.

 

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.