Exposição “Move-te por Valores” - Itinerância 2025/2026 - Exposição “Move-te por Valores” - Itinerância 2025/2026

null Exposição “Move-te por Valores” - Itinerância 2025/2026

Exposição “Move-te por Valores” - Itinerância 2025/2026

​​​​​​​Forte participação juvenil e momentos de emoção descrevem o evento que decorreu em Olhão.

30/10/2025

A Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, recebeu no dia 27 de outubro a cerimónia que assinala a itinerância 2025/2026 da exposição “Move-te por Valores”, promovida pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). O evento contou com um auditório repleto de jovens, num ambiente marcado pela reflexão, inspiração e celebração dos valores éticos no desporto.

A sessão iniciou-se com um momento cultural protagonizado por um aluno do Ensino Articulado, que trouxe arte e emoção à abertura do programa. Seguiram-se as intervenções institucionais de Décio Viegas, diretor do Agrupamento de Escolas, Custódio Moreno, vereador da Câmara Municipal de Olhão, e Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ.

Na sua intervenção, Lídia Praça destacou:

“Esta exposição é muito mais do que uma mostra, é um apelo à ética, ao respeito e à educação pelo desporto. E é um orgulho começar este percurso nesta escola, que honra os valores que queremos promover.”
“O desporto é uma escola. Deve-se estar no desporto como se está na vida, com valores. Na vida não vale tudo. No desporto para vencer, também não pode valer tudo. São estes valores que pretendemos passar. Acima do desporto estão os valores do desporto.”

Um dos momentos mais marcantes da tarde foi a homenagem à atleta olímpica Ana Cabecinha, embaixadora da Ética no Desporto e ex-aluna da escola, que foi surpreendida com a inauguração de um painel dedicado à sua história de vida e percurso desportivo, agora integrado na exposição. Com quatro participações em Jogos Olímpicos, Ana é uma referência nacional e internacional na marcha atlética.

A mesa-redonda contou com a presença de José Lima, coordenador do PNED, dos embaixadores Ana Cabecinha e Afonso Calé Marques, e foi moderada por Fernando Pinto, também embaixador. O diálogo centrou-se na importância da ética, do respeito e da superação no contexto desportivo.

O painel da escola trouxe à conversa os testemunhos de jovens atletas e alunos, que partilharam experiências e reflexões sobre os valores que devem orientar a prática desportiva.

O evento contou ainda com a presença de várias personalidades e representantes locais, entre os quais:

  • Rui Gabriel, Presidente da Junta de Freguesia de Olhão

  • Bruno Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Quelfes

  • Ana Burnay, representante do EuropeDirect Algarve

Agradecemos a presença dos embaixadores da Ética no Desporto:

  • Ana Cabecinha, ex-aluna da escola e atleta olímpica

  • Afonso Calé Marques

  • António Martins Miguel

  • Fernando Pinto

  • João Estrela

  • Jorge Soares

A exposição “Move-te por Valores” é uma mostra itinerante que percorre o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Aborda temas como fair play, respeito, tolerância, entreajuda, disciplina e compreensão. A versão inclusiva, com QR codes, conteúdos áudio e informação em braille, garante acessibilidade a todos os públicos.

Este evento reforça o compromisso do IPDJ e do PNED na promoção de comportamentos éticos no desporto e na formação de cidadãos mais conscientes e solidários.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.