Dia Internacional da Juventude 2023 - Dia Internacional da Juventude 2023

null Dia Internacional da Juventude 2023

Dia Internacional da Juventude 2023

«Competências verdes para a juventude: Rumo a um mundo sustentável» é o tema definido pelas Nações Unidas para este ano.

05/07/2023

Atualmente, o mundo está a iniciar uma transição ecológica. A mudança para um mundo ambientalmente sustentável e respeitador do clima é fundamental, não só para responder à crise climática global, mas também para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma transição bem sucedida para um mundo mais verde depende do desenvolvimento de competências ecológicas na população. Estas são «conhecimentos, capacidades, valores e atitudes necessários para viver, desenvolver e apoiar uma sociedade sustentável e eficiente em termos de recursos».

Embora as competências ecológicas sejam relevantes para todas as faixas etárias, têm uma importância acrescida para os/as mais jovens, que podem contribuir para a transição ecológica durante um período de tempo mais significativo.

O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998. Desde então, tem-se celebrado mundialmente este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

As comemorações em Portugal são coorganizadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, Conselho Nacional de Juventude e Federação Nacional das Associações Juvenis.

Consulte aqui as oportunidades de gratuitidades e benefícios, por região, concedidos por entidades parceiras à população jovem neste Dia Internacional da Juventude.

COMO PODEMOS AJUDAR?


SUBSCREVER NEWSLETTER

Newsletter subscrito com sucesso Não foi subscrever o Newsletter. Por favor tente mais tarde
logos-do-site

Utilizamos cookies no nosso site para lhe proporcionar a melhor experiência. Ao continuar a navegar, está a autorizar a nossa utilização destes cookies. No entanto, se pretender saber mais informações, nomeadamente como alterar as suas definições, consulte a nossa Politica.

document.head.appendChild(scriptFWTag ); var scriptTag = document.createElement("script"); scriptTag.src = "//s7.addthis.com/js/300/addthis_widget.js#pubid=ra-59fb2ffecd088018"; document.body.appendChild(scriptTag); // ]]>